A importância de definir uma inspiração política

A importância de definir uma inspiração política

Definir uma inspiração política é de suma importância no planejamento estratégico de uma campanha eleitoral. A partir da decisão em concorrer a um cargo público, essa etapa inicial não deve se negligenciada. Pelo contrário, a equipe deve focar em definir esses apontamentos o mais breve possível.

Assim, ao traçar o perfil do candidato, os envolvidos em uma eleição elucidam o cenário político a ser trabalhado. Com essas definições, não será preciso interromper o trabalho de rua da campanha para esclarecer dúvidas nesse sentido.

Os poucos dias de campanha devem ser dedicados à busca de votos. De modo que a definição da inspiração seja usada como ponto forte em relação aos demais candidatos.

A identificação da inspiração política

A identificação da inspiração contida na forma de ser e de agir político pode ser um diferencial na construção da imagem pública. Além disso, pode auxiliar na identificação e conquista da empatia do eleitorado.

Em maior ou em menor grau, todos nós somos inspirados de alguma forma ou em algum momento da vida. Quando trazemos essa identificação para o traçado do perfil político, incluímos uma geração de valor a partir da fonte inspiradora. Esse valor pode variar conforme a inspiração existente no candidato.

Além de evitar futuros erros estratégicos por conta de embates gerados pelo confronto de ideologias, personas, etc. Tratar de forma clara e objetiva esse item no planejamento não retira a autonomia de ser do candidato. Pelo contrário, o insere em um cenário mais próximo da sua essência.

Os tipos de inspiração

Inspiração ideológica:essa inspiração ultrapassa a definição comum e limitada entre centro, direita ou esquerda. A própria escolha do partido político já é o primeiro indicativo claro de uma inspiração ideológica.

Ocorre que, em muitos casos, a definição do espectro do partido limita uma candidatura que pode não estar 100% identificada com o mesmo. Assim, a campanha e a pré-campanha se apresentam como uma oportunidade de clarear as diretrizes que permeiam o político individualmente.

Inspiração temporal:esse tipo de inspiração envolve os tempos passado, presente e futuro. É fundamental entender o momento atual para a construção de propostas de campanha. Contudo, a inspiração no passado pode fortalecer a conexão com camadas mais antigas do eleitorado. Figuras clássicas do meio político ainda são lembradas pelos eleitores.

Segundamente, esse tipo inspiraçãoenvolveum certo grau de nostalgia. Tal como uma espécie de retorno do que já deu certo ou não (infelizmente, existem candidatos que podem clamar por um retorno ao tempo da ditadura, por exemplo).

Ao entrar na seara do futuro, a inspiração temporal envolve uma espécie de previsão acerca do que ainda não aconteceu. Nestes casos, pode se gerar uma identificação com o eleitor mais jovem ou descrente da política. Porém, pode haver um negativismo relacionado ao futuro, baseado no descrédito político do passado e do presente.

Inspiração em um líder: quando um candidato declara que admira e se inspira em um político, um empresário, um religioso, etc.é natural que haja uma comparação entre o inspirado e o inspirador. Essa comparação, porém, esbarra no tempo e nas condições em que a liderança admirada foi ou é exercida, do mesmo modo que as inspirações ideológicas e temporais.

Essa inspiração pessoalizada pode, contudo, trazer mais ônus do que bônus. Mesmo um líder bastante reconhecido pode ter cometido erros e ter defeitos. Assim, na comparação entre ambos, eles podem ganhar mais destaque na pele de quem o segue, no caso o candidato.

Por mais que a estratégia de campanha não evidencie essa inspiração para não retirar a autonomia do candidato, ela é facilmente identificada nas falas e o no modo de ser e agir do mesmo.

Identificar a inspiração auxilia no fortalecimento da campanha

Ao identificar a inspiração do candidato pela política, as chances de blindar a campanha contra possíveis ataques adversários aumentam. Do mesmo modo, é possível fortalecer a comunicação do candidato com o foco direcionado para a sua verdadeira essência.

Do mesmo modo que o desenho da concorrência, dos recursos financeiros e de pessoal disponíveis,a identificação da inspiração também auxilia no fortalecimento da campanha.Para os envolvidos na campanha, é essencial conhecer profundamente o candidato e antecipar conflitos. Do contrário, a concorrência o fará.

Alessandra Fedeski é jornalista e especialista em marketing político

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *