Benefício da yoga restaurativa

O yoga restaurador é recomendado para praticantes de todos os níveis. É uma prática repousante que mantém poses de yoga (asanas) por mais tempo usando adereços como bolster, blocos de yoga, incensos, cobertores e almofadas.

 

Como o nome sugere, esse estilo de yoga “restaura” o corpo à função do sistema nervoso parassimpático, que, por consequência, ajuda o corpo a descansar, curar e restaurar o equilíbrio.

 

Quando o corpo entra em um estado de relaxamento, a mente também pode relaxar conscientemente à medida que a tensão é liberada tanto do corpo quanto da mente. O único trabalho que é necessário durante a prática de yoga restauradora é prestar atenção na respiração e tomar consciência de quaisquer sensações ou pensamentos que possam vir a surgir.

 

Benefícios:

Os benefícios do yoga restaurador são semelhantes aos muitos benefícios de outros estilos de yoga, incluindo:

  • Aumento do relaxamento : A respiração profunda acalma o sistema nervoso a fim de promover o relaxamento, e pesquisas apoiam uma prática de yoga restauradora como uma maneira eficaz de relaxar. Um estudo de 2014 sugere que o yoga restaurador é mais eficaz na indução do relaxamento do que o alongamento passivo regular. 
  • Dormir melhor : Quanto mais relaxado estiver, maiores serão as chances de ter uma boa noite de sono. Os pesquisadores determinaram que a yoga é uma intervenção eficaz para gerenciar problemas de sono, aumentando a melatonina e reduzindo a hiperexcitação. 
  • Melhoria do bem-estar : As práticas de Yoga, em geral, estão associadas à melhoria do bem-estar físico e mental da população em geral. 
  • Melhor humor : Pesquisas mostram que a yoga pode ajudar pessoas com estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos de humor a gerenciar seus sintomas. 
  • Dor reduzida : Estudos mostram que diferentes estilos de yoga, incluindo yoga restaurador, podem ajudar a reduzir a dor associada à dor de cabeça ou nas costas, bem como osteoartrite.
  • Suave no corpo :O yoga restaurador é geralmente seguro e frequentemente recomendado para pessoas com lesões agudas ou crônicas.

Aumenta o sistema imunológico: O yoga restaurador também pode ser ótimo para estimular o sistema imunológico, pois incentiva a relaxar, regulando a sua resposta inflamatória.

Poses

Existem muitas variações restaurativas em poses de yoga comuns e inúmeras possibilidades de diferentes maneiras de usar adereços como bolster, almofadas e blocos. Aqui, estão algumas das principais posturas restaurativas do yoga, que são fundamentais para a prática do descanso profundo.

  • Pose da criança (Balasana) 

Essa postura ajuda a aliviar o estresse e a fadiga e alonga suavemente a coluna, os quadris, os glúteos e os músculos dos ombros. Ele tem a capacidade de ajudar a aliviar a dor nas costas e no pescoço se sua cabeça e tronco estiverem apoiados.

  • Pose de pernas na parede com suporte (Viparita Karani)

A postura das pernas na parede ajuda a aliviar as pernas e os pés cansados, alonga suavemente a parte de trás do pescoço e pode ajudar a aliviar dores nas costas leves.

  • Pose de cadáver suportado (Savasana)

Para relaxamento profundo e alívio do estresse

 

Conclusão

A yoga restaurativa pode ser uma excelente maneira de aliviar o estresse e desfrutar de longos alongamentos meditativos. A aula de yoga pode ser feita em estúdio ou através de aula online. É necessário ter paciência e aproveitar a quietude do corpo e mente. Leva algum tempo para se acostumar, mas depois de um tempo, fica mais fácil.

 

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