BREVE RESGATE DA HISTÓRIA DE BAYEUX

Bayeux (pronuncia-se: baiê) é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 100 543 habitantes, distribuídos em 32 km² de área, dos quais 60% estão cobertos por manguezais e rios, restando cerca de 13 Km² de área habitável, o que a faz sair da 29ª posição nacional (considerando os seus 32 km² de área total) para a 9ª posição (considerando apenas os seus 13 km² de área habitada) no ranking das cidades com maior densidade demográfica do país, atrás apenas de:

São João de Meriti, Diadema, Osasco, Taboão da Serra, Carapicuíba, Olinda, São Caetano do Sul e Nilópolis. No município está localizado o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que atende à demanda da Região Metropolitana de João Pessoa.

Com 32 km², o município de Bayeux tem uma importante área representativa do ecossistema de manguezal, região que se mostra de grande importância para a preservação da fauna e da flora ameaçadas, mas ainda existentes no estuário do Rio Paraíba. Em torno de 60% do território municipal ainda são constituídos de manguezais e resquícios de Mata Atlântica, como a Unidade de

Conservação Estadual da Mata do Xém-xém, com 181,22 hec. Toda essa diversidade representa um relevante potencial para a geração de renda e empregos com a exploração do ecoturismo (ainda inexplorado pelo município), o qual pode ser viabilizado em virtude da proximidade com João Pessoa, bem como pela facilidade de acesso à própria cidade de Bayeux, que conta com rodovias federais e estaduais, como a BR 101 e a 230, que liga várias cidades e inclusive é eixo viário Paraíba-Pernambuco-Rio Grande do Norte. O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, o maior do estado, e quilômetros de rios navegáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.