Cearte-PB inscreve para 2,2 mil vagas em cursos de todas as áreas artísticas

O Centro Estadual de Arte da Paraíba – Cearte-PB abre, nesta quarta-feira (20), inscrições para o público em geral para cursos nas áreas de Literatura, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Teatro, indo até o dia 31 de julho. Estão sendo ofertadas, nesse segundo semestre, 2.206 vagas em 207 turmas.

As inscrições dos veteranos, realizadas no período de 11 a 15 deste mês, foram homologadas após avaliação da equipe do Cearte-PB, que conferiu a documentação e seguiu a ordem de prioridade estabelecida no edital de seleção: estudantes da rede pública municipal, estadual e federal, pessoas com deficiência e beneficiários do programa social Auxílio Brasil/Bolsa Família. Esse segmento dos alunos ocupou aproximadamente 30% das 2206 vagas disponíveis, restando cerca de 70% para os novatos, ou seja, sem vínculo com o Cearte-PB nos últimos 3 anos.

Inscrições

A inscrição é gratuita e será realizada de forma on-line, por meio do endereço ceartepb.com/matriculas, e presencial na Unidade do Cearte-PB do Centro, Grupo Escolar Thomaz Mindello, na Praça Aristides Lobo, em João Pessoa (PB), de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 11h30, no turno da manhã e entre 13h30 e 16h30, à tarde.

Para inscrição pelo site, é necessário que a pessoa interessada preencha o formulário do curso desejado e anexe a documentação solicitada. Já na presencial, deve ter em mãos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), não sendo necessário deixar cópia de nenhum documento. No caso de inscrição preferencial, é necessário levar a seguinte documentação:

1 – Beneficiários do Auxílio Brasil/Bolsa Família: comprovação de inscrição do Cadúnico e extrato do benefício recebido atualizado;
2 – Pessoas com deficiência: carteira ou declaração da Funad;
3 – Aluno(a) de escola pública municipal, estadual ou federal: declaração atualizada da escola.
É necessário ainda apresentar comprovante de matrícula em escola regular para todos que são menores de 18 anos.

Cursos

Entre os cursos com vagas disponíveis estão propostas como o curso História do Cinema, na área de Audiovisual, que é presencial e para um público na faixa etária dos 15 anos acima; nas Artes Visuais, se destaca o curso Iniciação à Fotografia, que é híbrido, com 50% das aulas on-line e 50% presenciais e para estudantes a partir dos 18 anos.

Na área de Teatro, o curso Teatro para Crianças é híbrido e recebe inscrições de crianças entre 6 e 8 anos, além de diversos outros cursos que ainda possuem vagas; em Dança, cursos como Danças Urbanas, (presencial e para um público de 12 a 35 anos), Canguru: Movimentando pais e filhos – Dançando com as palavras (on-line, para bebês de 0 a 11 meses de idade), Ballet Clássico (com ofertas presencial e on-line, para crianças e jovens entre 4 e 14 anos) e Dança Clássica (presencial, para pessoas a partir dos 15 anos) se destacam.

Na Música, há diversas vagas em cursos como Violão Popular (presencial e para faixas a partir dos 8 anos de idade), Saxofone (presencial, a partir dos 12 anos) e Técnica Vocal e Canto Expressivo, (presencial, a partir dos 18 anos) e Canto Popular e Tecnologias (on-line, para estudantes acima de 15 anos). Na Literatura, o destaque vai para os cursos de Escrita Criativa: Prosa e Poesia (on-line e presencial, para público a partir dos 16 anos).

Formato dos cursos

Os cursos ofertados nesse primeiro semestre de 2022 seguem três formas, podendo o curso ser presencial, online ou híbrido (50% presencial e 50% on-line). Deste modo é contemplado tanto quem deseja fazer o curso de forma 100% presencial, quanto quem quer permanecer de modo remoto ou a pessoa que deseja a experiência híbrida, com metade das aulas do modelo presencial e outra no ensino remoto.

Consolidação e avaliação das inscrições

As inscrições no Cearte-PB são avaliadas seguindo o critério de ordem de inscrição e reserva de vagas, dentro do período estabelecido para cada segmento. Nessa perspectiva, não será homologada a inscrição de quem se inscreveu fora do prazo estipulado para seu segmento. Exemplo: as pessoas novatas que se inscreveram no período de matrícula reservado aos veteranos (entre 11 e 15 de julho), terão de se inscrever novamente, seguindo o cronograma correto (de 20 a 31 de julho).

Após feita a avaliação da documentação enviada e dos critérios de prioridade, será divulgada a relação dos matriculados e a lista de espera de cada um dos cursos ofertados, se a demanda for maior que o número de vagas.

Caso algum curso não preencha todas as vagas, será aberta uma nova seleção para o público em geral, de forma on-line, e tendo a ordem de inscrição como único critério.

Fonte: Portal Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.