Cibercriminosos usam o Dia dos Namorados como isca para golpes

Comemorado no domingo (12), o Dia dos Namorados é uma isca para que cibercriminosos apliquem vários golpes na internet, exigindo atenção redobrada das pessoas que vão comprar online o presente para a alma gêmea. O alerta foi dado pela Check Point Software Technologies.

Segundo a empresa especializada em segurança cibernética, o phishing é a maior ameaça em fraudes relacionadas às datas especiais. Apostando na engenharia social, os criminosos virtuais enviam mensagens se passando por uma pessoa, entidade ou empresa confiável.

Enganadas pelas mensagens falsas, as vítimas clicam em links maliciosos, instalam apps carregados de vírus ou divulgam dados pessoais. Geralmente, a técnica de enganar os alvos é combinada a outros tipos de ameaças, entre as quais ataques de redes, uso de malwares e injeção de código.

O phishing é o método preferido dos cibercriminosos em datas comemorativas.O phishing é o método preferido dos cibercriminosos em datas comemorativas.Fonte:  Shutterstock 

Os especialistas da companhia alertam ainda que o phishing é a principal causa de ransomware, método no qual o dispositivo pode ser “sequestrado” remotamente, com os invasores exigindo grandes quantias em dinheiro para a liberação dos dados. Diante disso, é essencial ter atenção para evitar o “clique errado”.

Faça compras online com segurança

Além de desconfiar de ofertas mirabolantes, como um suposto desconto de 80% em um iPhone 13, você deve verificar a autenticidade da loja virtual, pesquisando sobre ela. Também é bom evitar clicar em links enviados por e-mail, redes sociais ou WhatsApp.

Outra dica é suspeitar de e-mails que pedem a redefinição de senha, principalmente se não tiver solicitado tal alteração. Se receber uma mensagem do tipo, o ideal é visitar o site diretamente, sem clicar em qualquer link enviado, para verificar a situação, lembrando de nunca compartilhar suas credenciais de acesso.

Procurar erros gramaticais e/ou ortográficos nas mensagens são outra forma de se proteger. Geralmente, os e-mails de phishing são cheios de erros de digitação, um indicativo de que o remetente talvez não seja uma fonte confiável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.