Como ser determinado para conquistar o que você deseja

Pessoas de sucesso conquistam o que almejam não porque o caminho da realização foi fácil, mas porque não se deixaram abater quando os obstáculos apareceram. Persistência é um requisito fundamental para quem quer alcançar seus objetivos. Por essa razão, o que as pessoas precisam é aprender como ser determinado para ir atrás dos seus sonhos.

Mike Tyson já dizia que todo mundo tem um plano até levar o primeiro soco na cara. E é verdade… Já vi muita gente desistindo após a primeira dificuldade. Por isso é importante saber lidar com a situação, definindo suas metas e concentrando todos os seus esforços para alcançá-las.

Alguém que sabe como ser determinado, afinal, não apenas entende o que quer, mas foca toda a sua energia para conseguir aquilo que deseja. Então, que tal conferir algumas dicas e técnicas essenciais? Venha comigo, que vou explicar cada passo!

Como ser determinado é fundamental: chega de desculpas!

Não tem como alcançar seus objetivos se você continuar investindo tempo e energia em atividades que não trazem nenhum efeito positivo. Vivemos em um mundo com inúmeras distrações. Portanto, se você não se concentrar, inevitavelmente, vai se desviar da estrada que leva para a vida com a qual sonha.

Quanto tempo você passa nas redes sociais, assistindo a uma novela ou acessando vídeos engraçados no YouTube? Quais os motivos que arruma para deixar de fazer o que precisa? Distrações e desculpas contaminam o cérebro e destroem sonhos. Tenha muito cuidado com elas!

Posso afirmar que não há mágica que ensine alguém a ter foco. A determinação demanda esforço e disciplina, apenas. Como eu costumo dizer, “a vida é dura para quem é mole”. Então, pergunte-se sempre: que tipo de futuro eu estou construindo? Com as próximas dicas, você vai conseguir ter a reposta.

Descubra o que você realmente quer

Se pudesse pensar em um único desejo, algo que realmente não gostaria de morrer sem ter realizado, o que seria? Faça essa pergunta a si mesmo. A partir desse exercício — que deve ser constante —, você vai identificar quais são os seus desejos reais, assim será possível delinear de forma muito mais direta e clara todos os seus objetivos e metas a atingir.

Concentre todas as suas forças nos seus objetivos

Ao encontrar a resposta anterior, concentre-se nesse sonho com todas as forças que existe em você. Não há outro caminho possível — as pessoas que conquistam o que querem são completamente obcecadas, sem meios-termos.

Defina um planejamento e se organize

Concentrar forças e energia em um sonho significa investir grande parte do seu tempo nele. Mas então, como ser determinado e ter sucesso? Primeiro, defina um bom planejamento e organize uma rotina preenchida por atividades que lhe deixem mais perto da realização. Dê passos diários rumo ao seu desejo e, automaticamente, o caminho para essa conquista será mais fácil.

Faça balanços constantes

É preciso lembrar a todo momento que você só tem uma vida e, por isso, precisa cuidar muito bem dela. Levando isso em consideração, faça sempre um balanço dos seus objetivos. Quantas das metas estabelecidas no início do ano você já alcançou?

A triste verdade é que o tempo passa rápido demais e nós precisamos estar constantemente nos atualizando para não cairmos na monotonia diária, até mesmo quando temos um plano em ação. Será que você tem determinação suficiente para buscar o que deseja?

Estabeleça prioridades

Para ajudar na missão, dentro do planejamento que sugeri anteriormente, é prudente estabelecer algumas prioridades, a fim de que você não se sobrecarregue ou se sinta confuso em meio a todas as ações do processo.

Uma pessoa determinada sempre sabe o que quer, mas tem o discernimento para elencar o que deve ser feito primeiro, o que é mais urgente e o que pode esperar um pouco — sem cair na velha armadilha de postergar, combinado?

Evite distrações

Uma grande forma de se manter com determinação constante é eliminando de vez as distrações da sua vida. Não há outro jeito, infelizmente… Tudo o que lhe faz parar por minutos durante um dia corrido está deixando a sua vida mais distante da linha de chegada — ou seja, da conquista dos seus sonhos.

Muitas das vezes, inclusive, ser determinado é saber dizer “não”. Quantas vezes já lhe ocorreu de estar em uma semana determinante de provas ou no meio de uma dieta alimentar e um amigo chamar para sair, para comer uma pizza… E eles sempre dizem: é só hoje! É só um pedaço… Ah, são somente algumas horinhas e isso não vai atrapalhar.

Todas essas situações, maquiadas de coisas boas — afinal, quem não gosta de ser convidado para alguma coisa? —, são armadilhas perigosas que podem destruir todo um trabalho construído durante dias, semanas ou meses. Cuidado!

Não pense em impressionar os outros

Somando-se a tudo o que eu já disse até aqui, também é fundamental agir como alguém que está traçando planos e sendo determinado para você mesmo. Sim! Não tente impressionar os outros… É perda total de tempo e de energia e, além do mais, quem precisa sentir admiração ou orgulho da sua determinação e das suas conquistas é você mesmo, mais que qualquer outro.

Portanto, deixe de lado o medo de não ser aprovado pelos julgamentos dos outros. Perceba nesse processo que as relações verdadeiras nos deixam felizes e não aflitos e cansados, sempre com aquela sensação de que não estamos sendo bons o suficiente. Concentre toda sua energia nos seus objetivos e esqueça se há alguém observando!

Torne-se uma pessoa profundamente comprometida

O comprometimento é o melhor amigo da determinação. Isso porque as pessoas que se comprometem com algo vão até o fim sem burlar seus princípios e o que foi previamente estipulado a acontecer. Ser comprometido, então, faz com que as coisas aconteçam de forma sólida e verdadeira, mostrando aos poucos como podemos alcançar nossas metas sem desvios do plano original.

Então, se você quer pedalar cinco quilômetros por dia, pedale seis; se quer terminar um livro até o fim do mês lendo até 5 páginas diárias, leia mais do que isso. Elimine todas as suas crenças limitantes e esteja sempre a frente de você mesmo — adiante-se para se comprometer determinadamente com suas próprias proposições!

Pratique a gratidão diariamente

Para que todas as técnicas funcionem, uma pessoa realmente determinada não fica reclamando o tempo todo. Eu garanto que a lamentação apaga a boa sorte! Então, comece a fazer o contrário disso: sinta a gratidão invadir a sua vida e comece a agradecer por tudo, diariamente.

Uma boa forma é começar o dia agradecendo por mais uma grande oportunidade. Apreciar as pequenas conquistas, que, juntas, ajudam a construir o grande objetivo da sua vida, também faz parte do processo. Você precisa experimentar a prática para sentir o quanto as energias se recarregam depois que passamos a ser gratos por tudo — até mesmo pelos problemas e obstáculos que nos fazem ser mais fortes e desafiadores!

Viu como ser determinado é algo relativamente simples quando sabemos exatamente o que fazer? Comece a agir de forma estratégica, sendo sincero com seus próprios sonhos e desejos, e depois me conte se as coisas não começaram a mudar para melhor.

Gostou das dicas e agora, finalmente, sabe como ser determinado? Então, não deixe de assinar a minha newsletter para continuar a receber conteúdos como este!

vencer na vida
Fonte: wendellcarvalho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *