Dica: Como ser feliz sozinho e por que essa ideia é ótima para a sua vida!

Descobrir como ser feliz sozinho é o desejo de muitas pessoas. Afinal, estar solteiro não é sinônimo de solidão, da mesma maneira que estar em um relacionamento amoroso não é sinônimo de felicidade.Ao contrário do que muitas pessoas pensam — e contrariando o que diz a crença comum de que não dá para viver sozinho —, é possível amar a própria companhia e ser feliz sem depender de outra pessoa.Se você deseja saber mais detalhes sobre o tema e, inclusive, conhecer dicas de como ser feliz sozinho, acompanhe este post, pois vou apresentar algumas dicas. Continue a leitura e confira!

O que é a felicidade?

A felicidade existe e está relacionada ao nosso estado de espírito e emocional. Não se trata de uma meta que precisa ser alcançada, por isso, colocar estados internos limitantes, como “só vou ser feliz quando tiver uma companhia”, apenas o afasta mais desse objetivo.

Se a felicidade realmente fosse uma meta, todos nós teríamos apenas poucos momentos felizes durante a vida, uma vez que uma conquista gera sim felicidade, mas não de maneira permanente, o que criaria a necessidade de vivermos em busca de uma conquista para sermos felizes.

Dessa maneira, colocar a felicidade como uma meta a ser atingida, na realidade, o distancia dela. A verdadeira felicidade consiste em saber enxergar e aproveitar todas as oportunidades da vida — inclusive a de desfrutar da própria companhia fazendo coisas que dão prazer a você, como ir ao cinema sozinho ou sair para comer em algum lugar especial.

Além disso, é comum as pessoas confundirem a solidão ou o abandono com a individualidade, mas quem sabe ser feliz sozinho não é necessariamente alguém solitário — apenas significa que essa pessoa sabe curtir a sua própria companhia e valoriza e respeita a sua individualidade.

Como ser feliz sozinho?

Agora que você já sabe que isso não significa necessariamente ser solitário — e que, inclusive, se trata de algo positivo —, veja, a seguir, dicas de como ser feliz sozinho!

Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é, sem dúvidas, uma das primeiras etapas para a construção de uma vida feliz e saudável — para pessoas solteiras ou não. Afinal, somente conhecendo a si mesmo de maneira profunda, você entenderá as suas qualidades e características que podem ser desenvolvidas, assim como os defeitos que podem ser minimizados.

Dessa maneira, conhecer a si mesmo é, na realidade, se tornar uma pessoa melhor. Depois de começar a praticar o autoconhecimento, os bons frutos costumam ser colhidos rapidamente, como ter mais facilidade para lidar com fatores externos e para manter bons relacionamentos com outras pessoas , uma vez que é preciso estar em paz consigo mesmo para estar pronto para criar e manter um contato saudável com as outras pessoas.

Foque em sua carreira profissional

Outra maneira de se amar e investir em si é focando em sua carreira profissional e empregando tempo e dinheiro em cursos que vão capacitar você. Evoluir as suas habilidades, além de gerar felicidade, ainda oferece oportunidades de avançar na carreira.

Para tanto, é possível procurar por um intercâmbio a fim de aprender outra língua, MBA, cursos complementares, pós-graduação e coaching.

Tenha autocuidado

Existem diversas maneiras de ter autocuidado, sendo que todas elas costumam proporcionar a sensação de felicidade e de capacidade. Afinal, você se torna uma pessoa autossuficiente, que sabe cuidar de si e, inclusive, ser feliz sem depender de outras pessoas.

Nesse momento, você pode, por exemplo, cuidar da sua saúde marcando consultas médicas, aproveitar o tempo livre e ter momentos de lazer sozinho ou junto à família e aos amigos, decorar a sua casa ou o seu quarto, encontrar uma atividade física que você gosta e começar a praticá-la, entre muitas outras possibilidades.

Desenvolva novos hábitos

Uma boa maneira de ser feliz sozinho é desenvolvendo novos hábitos que envolvam apenas a sua própria companhia. Para tanto, você pode se habituar a cozinhar para você, desenvolver técnicas de meditação a fim de conhecer melhor o seu próprio corpo e diminuir a ansiedade, aprender um novo idioma e, até mesmo, fazer viagens e conhecer lugares novos.

O que é importante, nesse momento, é descobrir algo que o agrada e praticá-lo com frequência, a fim de fazer disso um hábito para que você aprenda a desfrutar da sua própria companhia com prazer.

Seja a sua melhor companhia

Existem pessoas que precisam da companhia de outras até mesmo para irem ao banheiro. Quando você não se sente bem com a sua própria companhia, torna-se dependente de outros indivíduos para tudo.

Esse tipo de carência é capaz de fazer com que você deixe de viver momentos felizes e agradáveis. Por isso, não deixe de fazer as coisas legais e que você tem vontade por falta de companhia — uma pessoa que faz o que quer é fascinante!

Ao descobrir que é possível ser a sua própria companhia e que isso é agradável, você deixa de depender de outras pessoas para ser feliz.

Conheça pessoas com interesses em comum

Saber como ser feliz sozinho não quer dizer que você precisa, necessariamente, passar todo o tempo sem companhia, mas sim que você é capaz de desfrutar da vida sem depender de ninguém.

Além disso, durante o processo de autoconhecimento que é preciso passar para aprender a desfrutar da própria companhia, é possível descobrir mais sobre si — o que é interessante para entender quem você é de verdade, mas também qual é o tipo de pessoa que combina com você.

Aproveite as suas saídas sozinho para conhecer pessoas novas e que tenham interesses em comum com os seus. Nesse momento, depois de aprender a desfrutar da própria companhia, você deve perceber que as interações sociais se tornam mais agradáveis, uma vez que não há uma relação de dependência, mas sim de companheirismo.

Agora que você já conhece as minhas dicas de como ser feliz sozinho e entende a importância de desfrutar de sua companhia, coloque-as em prática o quanto antes e conheça o método Protagon, que pode ser essencial na construção da felicidade sozinho. Afinal, o objetivo do treinamento é desbloquear o seu potencial e ajudá-lo a conquistar os seus objetivos com mais facilidade e de maneira mais ágil.

vencer na vida
Fonte: Wendell Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *