DICAS DE COACHING PARA TE AJUDAR A CONTROLAR O RELÓGIO

Ser pontual é uma das características obrigatórias que qualquer colaborador deve ter em qualquer empresa. Além de evitar chegar atrasado para iniciar o expediente, é essencial não passar do prazo nas entregas das atividades também.

Apesar de ser essencial, a pontualidade não faz parte da vida de todos. Existem alguns motivos que explicam essa peculiaridade em um profissional em ambiente corporativo. Conheça os principais deles:

  • Tentativas malsucedidas de promoção ou aumento salarial, causando desânimo.
  • Realização constante de atividades muito diferentes do escopo combinado, trazendo indiferença para o seu comportamento rotineiro.
  • Tratamento ruim por parte dos gestores ou outros colegas de trabalho, criando um clima organizacional desagradável.
  • Um problema social que está acontecendo e tendo efeitos negativos na vida profissional. Para esse caso especificamente, é importante que o funcionário entenda que está acontecendo um problema e que ele precisa de ajuda. Dependendo do caso, uma conversa honesta com o gestor já basta para solucionar a situação.
  • O colaborador pode ter essa característica intrínseca, necessitando uma mudança de modelo mental. Para esse caso, é fundamental que a pessoa entenda que possui um ponto urgente que precisa ser desenvolvido.

Para facilitar o processo do último caso, nós fizemos uma lista cheia de dicas incríveis. É só continuar lendo o artigo para saber quais são!

4 recomendações para ser mais pontual

Você está preparado para ser impactado por dicas de ações que podem realmente mudar o seu dia a dia? Então, acompanhe:

  • Planejamento pessoal e profissional combinados

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um ponto muito importante para o amadurecimento de um ser humano. Quando esses dois lados estão caminhando juntos de forma harmônica é mais fácil conciliar compromissos e objetivos.

Por isso, é essencial que você tenha um planejamento de curto, médio e longo prazo das suas atividades e metas do trabalho e outro com o foco pessoal. Você pode fazer isso de diversas formas:

> Planilha de Excel: organize todas as suas tarefas profissionais e pessoal em duas planilhas diferentes. Apesar de serem documentos separados, o método de organização pode ser o mesmo. Uma forma interessante é dividir as atividades por ordem de importância, prazos e grau de dificuldade.

> Plataformas digitais de tarefas: hoje em dia, existem muitos serviços online que funcionam no computador e no celular e que permitem organizar as tarefas com todos os detalhes, como data e até subtarefas. Alguns exemplos dessas plataformas com versões gratuitas são o Trello, Microsoft Onenote, Tasks do Gmail, Unroll.me, Spark, Slack e Evernote.

> Listas: a boa e velha lista também pode ser um método interessante para quem não tem muita dificuldade de se organizar. Sugerimos que seja feita uma lista nova por dia para que esta não se torne muito grande.

  • Faça o filtro das suas tarefas

Lembre-se de que o seu tempo é precioso, por isso, valorize ao máximo cada minuto que você tem. Surgiu tarefa nova no trabalho? Avalie se você tem o tempo hábil para entregar a demanda no prazo. Surgiu um compromisso pessoal novo? Faça um balanço da sua agenda antes de aceitar.

Se você seguir a dica que demos no item anterior, vai ser mais fácil fazer essa seleção e conseguir defender melhor o seu tempo. Além disso, você ainda tem um cenário geral do que está fazendo e consegue programar inovações para a sua rotina pessoal e até para a sua carreira.

  • Ser mais produtivo dentro de casa

Se você tem problemas para se ajustar antes de sair de casa, está no lugar certo! Veja o que você pode fazer para evitar confusão:

> Vai sair cedo no dia seguinte? Deixe tudo preparado na noite anterior, como os objetivos mais importantes próximos da porta.

> Se for sair em horários de trânsito intenso, adiante sua vida. Acorde mais cedo para conferir quanto tempo demora para chegar ao local pelo Google Maps.

> Elimine a função soneca do seu despertador do celular. Isso só gera procrastinação e aumenta sua adrenalina na hora de sair de casa.

> Reflita. Faça uma revisão do tempo que gasta com atividades diárias dentro de casa.

> Use a música. Crie uma playlist que tenha o tempo ideal para você se arrumar com calma e sair de casa. Dessa forma, você consegue se alertar se passar do horário.

  • Invista na sua educação continuada

É muito importante que você esteja em constante aprendizado, buscando por cursos complementares e o compartilhamento de informações com outros profissionais do ramo. Esse tipo de comportamento proativo é essencial para quem deseja obter novas sabedorias para as aplicar no dia a dia. Além disso, a atitude é positiva para o seu marketing pessoal, já que outras pessoas vão ver que você está se atualizando sempre que pode.

O coaching é uma ótima forma de você investir na sua educação continuada. O método é uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e profissional que não muda a sua essência. O objetivo é que você consiga exercer o seu autoconhecimento e inteligência emocional, aumentando a sua autoconfiança e encurtando o caminho para que você seja um profissional de alta performance.

Longe de ser uma simples aula de autoajuda, o coaching ensina você a mergulhar nas suas características positivas e negativas, identificando pontos de melhoria e oportunidades de crescimento. Com certeza, você vai encontrar situações que nunca imaginaria encontrar no seu caminho. As surpresas vão trazer progresso e senso crítico para tudo o que você fizer após a formação em coaching.

Gostou das dicas que você por aqui? Se tiver mais alguma é só escrever nos comentários no fim do artigo. É sempre bom compartilhar conhecimento!

Quando o atraso acontece

Não precisa se desesperar se chegar atrasado em algum compromisso ou se não conseguir entregar uma demanda dentro do prazo. Seja honesto, avisando a real causa da demora e peça a compreensão da parte prejudicada e a extensão da data final. O ideal é que você se programe ao ponto de perceber bem antes do prazo que algo está errado e que o processo vai atrasar para avisar com antecedência.

IBC COACHING

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.