Dicas de estilo para o homem moderno

O boom de estilos, tribos, o surgimento das tendências de consumo, a voz das ruas… A possibilidade de escolha se expandiu. Somos frutos desta mudança.

Preconceitos, regras e dogmas são discutidos de forma saudável entre homens modernos que buscam melhorar. Valorizar o estilo com consciência e melhorar a auto estima é muito mais legal que se prender. Vista-se para você. Vamos além.

Dicas de estilo para homens

Você já ouviu falar que a moda é cíclica, isso significa que de tempos em tempos algumas tendências voltam. Moda, modismo, tendência, estilo, atemporalidade… saber identificar os termos e entendê-los na prática vai te ajudar a compor seu estilo atual. Use isso ao seu favor. Só você cria o seu estilo.

Não se prenda e nem se limite. Seja consciente também em consumo sustentável! É tempo de reflexão.

Já falei de como ser um homem estilosocomo mudar de estilo e dos sete estilos masculinos. Tem muita coisa legal nestes posts que podem te ajudar.

O estilo do homem moderno é comportamental e eliminar algumas crenças é importante. Dicas de estilo aqui é diferente de como ficar elegante.

Veja também dicas de moda masculina para se vestir bem!

Se encontrar no estilo

Encontrar-seu-estilo

“Estilo é saber quem é você, saber a mensagem que quer passar e não dar a mínima para o resto.” – Gore Vidal

Saber qual é o seu estilo é o primeiro passo. Nada como um homem que se sente confortável e feliz com o que está vestindo. O conceito de “estiloso” muda muito de pessoa por pessoa, tribo por tribo, geração por geração.

Após você se encontrar realmente no seu estilo você não vai ficar mais caindo em tentação de ficar comprando tudo o que indicarem. Você vai deixar o modismo ou saber usá-lo ao seu favor, vai economizar dinheiro e o melhor de tudo, vai ter uma assinatura na sua imagem visual.

Sabe quando uma pessoa chega para você e fala: “Nossa, vi uma camisa que é a sua cara”. Ou quando nunca erram no presente do amigo secreto? É mais ou menos isso que acontece.

Estar de acordo com a ocasião

Vista-se-conforme-a-ocasião-cena-do-filme-A-Rede-Social

O homem moderno e estiloso sabe interpretar as ocasiões e se vestir adequadamente para cada uma delas. Mas como saber isso? Com informação e vivência.

Existem códigos explícitos (quando vem em convite) e implícitos (questões sociais e culturais) que vão “determinar” a sua escolha. Ter este discernimento alinhado ao seu próprio estilo e sua auto estima, vai fazer você estar estiloso em diversas ocasiões. Confie!

Vista-se para você mas saiba se comunicar sem ruído com as outras pessoas em determinadas ocasiões.

O post “Trajes masculinos. Entendendo o dress code e o que pede cada ocasião.” pode te ajudar.

Não tenha preconceito com o novo e nem com o “diferente”

Novo e diferente - estilo

Quantas vezes você viu algo novo e disse “Nossa, que estranho. Eu não usaria isso.” e depois de um tempo, estava lá você usando e curtindo.

Mudamos nosso conceito do que é belo e legal e não tem nada de errado nisso. Você pode mudar este conceito a partir do momento que veste ou quando você vê esta peça em outra pessoa e achou legal.

O homem moderno não se prende nem ao clássico e nem às tendências. Ele apenas quer encontrar sua verdade ao se vestir. Aquilo que te faz bem!

Veja também o post Gravata ascot, bandana ou lenço no pescoço. Como usar?

Harmonizar cores de roupas

Combinação-de-roupa-análoga-com-azul(2)

Dentre as dicas práticas, combinar cores de roupas é muito importante para sua comunicação visual. Não são regras e sim uma questão de harmonização de cores mesmo.

Existem diversos estudos de cores, uma ciência. A própria natureza harmoniza as cores de acordo com as luzes. Basta ver o céu durante o pôr do sol, as plantas, flores, frutos… As cores tem toda uma harmonia. Engraçado, não?

Não dá pra se aprofundar cientificamente o porquê cada cor combina com qual outra cor pois é bem mais complexo do que conseguiria explicar. Vamos sentir! Já fiz um post de como combinar cores de roupas também. Vale a pena aprender e estar visualmente harmônico.

Calças mais curtas ou sem dobras, independente da modelagem

Calça tamanho - estilo

Após definir seu estilo você sabe se você prefere a calça skinny, a calça com modelagem mais reta, entre outras. Não existe aquela calça que é a “mais legal” de usar nos tempos atuais. Uma coisa é certa: as calças não cobrem os sapatos por inteiro ou ficam fazendo aquele efeito sanfona com tanta dobra por ser grande. Mais uma vez a questão é de harmonização e não uma regra.

Faça a barra, dobre, corte. Dependendo do estilo é legal sim mostrar um pouco do tornozelo ou pelo menos dar um destaque legal para o calçado. Para os modernos mais tradicionais deixe a barra da calça até a altura do peito do pé. Entenda seu estilo.

Não existem regras no streetwear

Nick wooster - estilo

No streetwear não existem regras, já que é o teu estilo vai determinar a modelagem, caimento, entre outras coisas. Bermudas abaixo do joelho? Dá pra ficar sim estiloso. Camisas com a cava larga? Também dá. Camisetas alongadas? Meia branca? Rola. Tudo o que você quiser passar.

A concepção de estiloso muda de pessoa pra pessoa e no streetwear é onde as pessoas podem experimentar e ainda sim continuar cheias de estilo. O streetwear é contracultura, é atitude, é protesto.

Pesquise, conheça, busque inspiração. Lembre-se, o conceito de estiloso é subjetivo.

Ternos e costumes – ótimo caimento é atemporal

Terno caimento

Se tem algo onde o homem moderno ainda não conseguiu inovar e portanto tem que se apegar ao clássico, é na hora de vestir um terno ou costume.

Aqui a tradição fala mais alto e por isso existem sim algumas “regras” e elas vem quase todas no caimento e tamanho. Nada muito largo, grande ou folgado (a não ser que você queira passar uma imagem desleixada). Tudo tem que estar no seu devido lugar e isso é uma questão de harmonia do look com o seu corpo.

Por ser um traje que vem desde os tempos mais conservadores da moda ele se manteve. Aos poucos algumas coisas vem mudando. Cores, modelagem mais ajustada, lapelas diferenciadas, detalhes… Mas o que não muda e acredito que nunca mudará é o caimento e o tamanho. Estes sim devem ser respeitados.

A maior dica de estilo para um homem moderno ainda é você se sentir bem dentro do seu estilo.

Você se considera um homem moderno na hora de se vestir, está mais para o homem clássico ou passeia pelos dois?

Fonte: guiaestilomasculino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *