Dicas de saúde: Conheça 19 hábitos para começar hoje!

Se o gênio da lâmpada lhe desse apenas um pedido? Certamente muita gente pediria coisas materiais ou dinheiro. Poucos se lembrariam de dicas de saúde.

Isso porque costumamos pensar nela só quando estamos doentes.  Mas, não há dinheiro, viagens ou iates no mundo que você possa aproveitar sem ela.  Por isso é melhor sempre prevenir do que remediar, como diz o ditado.

E isso pode ser feito com dicas de saúde simples e básicas, mas que dependem muito do autocuidado e, principalmente, de disciplina. Com as atribulações do dia a dia, muitos cedem à má alimentação, sedentarismo, deixando de lado hábitos saudáveis.

Esses hábitos só trazem melhorias para a qualidade de vida, aumentando a disposição para enfrentar os desafios da vida, contribuindo para aumentar a produtividade e controlando o estresse, que provoca vários problemas de saúde.

Reflita: Quantos litros de água você bebe por dia? Faz alguma atividade física? Quando fez seus últimos exames? Ficou decepcionado com as suas respostas? Esse artigo é para você!

Mas calma! Nem tudo está perdido. Sempre é tempo de mudar, basta focar nas dicas de saúde que vamos te dar ao longo deste artigo.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e tome nota.

O que é necessário para ter uma boa saúde?

dicas de saude nutricionistas sorrindo

Manter boa saúde é objetivo de vida para muitas pessoas. Mas para que isso aconteça de forma perene é necessário adotar cuidados diários. Pequenas mudanças fazem toda a diferença nesse processo.

São hábitos saudáveis que ajudam a manter o equilíbrio físico e mental, proporcionando melhor qualidade de vida e um envelhecimento saudável. Algumas dicas de saúde para o dia a dia são importantes.

A começar pela alimentação. Opte sempre por alimentos saudáveis, que fornecem mais energia para o corpo. Evite gorduras e excessos.

Não descuide da ingestão de água. Manter o corpo bem hidratado beneficia a circulação, a digestão, a excreção, além de fazer muito bem para a pele.

A prática de exercício deve ser incorporada à rotina diária, sem se esquecer da importância do descanso e de uma boa noite de sono.

– Os brasileiros e a prática de hábitos saudáveis

Apesar de vivermos em um país tropical, com clima agradável e lindas paisagens, o brasileiro não costuma ter hábitos saudáveis. Um exemplo disso é a pesquisa da Associação de Consumidores Proteste.

O estudo aponta, por exemplo, que apenas 4% da população pratica uma alimentação saudável. Quase metade dos entrevistados em 2017 se alimentavam em frente à TV ou telefone celular.

E isso afeta diretamente a percepção e o prazer das refeições. Falta de recursos financeiros, tempo e dificuldade para mudar os hábitos, estão entre as principais barreiras alegadas para se buscar uma alimentação saudável.

Sem falar na inexistência de exercícios físicos regulares. Maus hábitos que aumentam os índices de sobrepeso e de obesidade no Brasil.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que quase 62% dos brasileiros estão com sobrepeso e outros 26,8%, obesos. Fatores que levam a graves doenças, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Confira algumas dicas de saúde para praticar

Abaixo listamos algumas dicas de saúde que você pode praticar no dia a dia.

– Tenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação pode evitar o surgimento e também ser responsável pelo aparecimento de doenças, depende do que você coloca no prato. Nesta lista estão: diabetes, hipertensão e obesidade.

Com a facilidade dos fast foods é fácil ser seduzido por eles. São rápidos, práticos e dão até a ilusão de serem mais baratos, mas não se você colocar nessa conta os prejuízos para o seu corpo. À primeira vista pode parecer que consumir alimentos mais saudáveis é mais caro e mais “trabalhoso”. Mas o ganho na disposição vale a pena.

Veja alguns hábitos alimentares saudáveis

  • Dica número um dos nutricionistas: descasque mais e desembale menos
  • Prefira alimentos orgânicos, lembrando que em nove meses o Governo Brasileiro liberou 375 agrotóxicos, o que reacendeu os debates sobre os limites aceitáveis de consumo
  • Sim, alimentos orgânicos costumam ter os valores mais altos, mas com a sua popularização, os preços já estão mais baixos
  • Evite alimentos enlatados ou conservantes. No Brasil, mais de 260 mil pessoas faleceram por doenças cardiovasculares, em 2018, segundo a OMS
  • Reduza o consumo de sal. Já são 30 milhões de brasileiros com hipertensão
  • O mesmo com o açúcar. Temos 12,5 milhões de diabéticos
  • Beba pelo menos 2,5 litros de água por dia. Se hidratar ajuda a evitar problemas nos rins
  • Cultive o hábito de cozinhar em casa e levar o almoço para o trabalho. Assim você vai ter certeza do que está consumindo
  • Evite cigarro
  • Evite o consumo de bebida alcóolica

– Mantenha os exames em dia

dicas de saude consulta

Temos vários casos bem atuais, inclusive de pessoas públicas, como o da apresentadora Ana Furtado, que inclusive passou a encabeçar. Realizar exames periodicamente é uma forma de evitar ou até descobrir enfermidades no início e contribuir para a cura.

Alguns tipos de câncer – como de colo de útero e de mama – quando descobertos no início, podem ser curados.

Veja exames importantes para o ckeck-up

  1. Hemograma completo
  2. Exames de imagem simples
  3. Coleta de fezes e urina
  4. Para as mulheres: exames ginecológicos
  5. Para os homens: exames periódicos e urológicos
  6. Controle de níveis de colesterol e pressão arterial
  7. E o principal: tentar controlar os níveis de estresse, que é responsável por vários transtornos psicológicos

– Pratique alguma atividade física

É comprovado os benefícios das atividades físicas para o corpo e também para a mente. Principalmente para quem tem várias responsabilidades e precisa de uma válvula de escape para relaxar.

Mas nem todo mundo é adepto da academia. Para esses há uma infinidade de outras atividades que podem ajudar, mas não se esqueça de fazer um check-up antes.

Veja algumas dicas de saúde de atividades

  1. Procure alguma atividade que te dê prazer
  2. Pratique regularmente (300 minutos semanais, conforme a nova recomendação da OMS)
  3. Pode começar nem que seja com uma caminhada
  4. Deixe o carro em casa e vá de bicicleta para o trabalho. Faz bem para você e para o meio ambiente
  5. Faça atividades em grupo. É mais fácil de não desistir

– Beba água

Se praticamente 70% do corpo humano é composto por líquidos, é fundamental que ele se mantenha muito bem hidratado. Para muitos a ingestão de água é quase como um grande desafio.

Mas é preciso mudar os conceitos e começar a ingestão aos poucos. Vá aumentando até conseguir chegar a um litro e meio ou dois por dia. Para facilitar o consumo, deixe sempre uma grande porção de água à vista, em copos ou garrafas.

Beber bastante água ajuda na digestão, mantém a pele saudável, facilita o controle da pressão arterial, entre outros benefícios.

– Faça uso do protetor solar

Com sol, chuva ou mesmo dentro de casa, estamos expostos diariamente a exposição de raios ultravioletas nocivos à saúde da pele. O recomendável é usar protetor solar todos os dias, repondo o produto a cada duas horas.

Isso porque, independentemente do clima, estamos expostos a armadilhas diárias, como a iluminação artificial, computadores, celulares e o mormaço. São radiações que causam manchas na pele, envelhecimento precoce, diversas doenças, e até câncer.

Quem busca uma vida saudável deve fazer uso diário de protetor solar. Especialistas indicam que a exposição ao sol direto deve ser evitada entre 10h e 16h

– Diminua o estresse

Vida saudável passa longe do estresse. Ele prejudica a saúde física e mental, gerando uma série de problemas como ansiedade e insônia.

Se você é uma dessas pessoas que mantém uma rotina excessiva, seja em casa ou no trabalho, deve adotar algumas ações para reduzir os níveis de estresse. Cuidar da respiração ou meditar pode ser uma das alternativas.

Afinal o estresse pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças no coração, hipertensão, derrame, entre outras. Tire uns minutinhos ao longo do dia para praticar uma respiração longa e profunda.

A técnica permite o relaxamento muscular, reduz a tensão, melhora as dores musculares e o sono.

– Elimine os hábitos prejudiciais

dicas de saude nutricionista examinando paciente

Ter consciência de que hábitos ruins prejudicam a saúde é o primeiro passo para uma mudança substancial rumo a uma vida mais saudável. Dormir e se alimentar bem, fazer atividade física regularmente são algumas das iniciativas básicas para essa mudança.

Substituir hábitos ruins por bons faz parte de um processo de reeducação. Especialistas indicam que apenas eliminar um pensamento não significa que deixamos de pensar em certa coisa.

Por exemplo, se a pessoa quer parar de fumar não adianta apenas falar para si mesmo que não vai mais fumar. O cérebro continua a visualizar o cigarro e o corpo sente a dependência química que o cigarro produz. O ideal é substituir cigarro por uma bala e álcool por água.

– Dialogue

O diálogo faz parte da vida social humana. Ter com quem conversar faz bem para a mente. Melhora o humor e a saúde de forma geral. Com o avanço da tecnologia, muitas vezes nos vemos presos a aparelhos eletrônicos por muito tempo.

Seja no trabalho ou em casa. Para manter o diálogo em dia, nas horas vagas a companhia de amigos e familiares é importante. Nas horas vagas, saia com amigos. Converse sobre assuntos diferentes.

Se mantenha longe, ao menos por algumas horas diárias das redes sociais. Mude os hábitos, melhore a leitura, passeie ao ar livre. Caso não consiga conversas com ninguém presencialmente, use o telefone.

Há ainda o serviço do Centro de Valorização da Vida, o CVV, disponível pelo número 188.

– Dê mais risadas!

Você já deve ter ouvido que rir faz bem para a saúde. E na realidade faz mesmo! Especialistas apontam que dar boas gargalhadas gera bem-estar e relaxa. Isso porque para se produzir uma boa risada, praticamente a pessoa coloca todo o corpo para funcionar.

Uma boa gargalhada pode ativar simultaneamente até 80 músculos.Sorrir melhora o fluxo sanguíneo e o bom funcionamento do coração. Consequentemente elimina riscos de hipertensão e problemas cardiovasculares.

Dar boas risadas ainda fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, reduz o estresse e a dor, entre outros benefícios.

Sorrir faz tão bem para a saúde que entrou para o calendário das celebrações. O dia mundial do sorriso é lembrado sempre na primeira sexta-feira de outubro.

– Tenha boas noites de sono

Uma noite de sono bem dormida melhora a qualidade de vida da pessoa. A quantidade de horas diárias varia de pessoa para pessoa, mas em geral o ideal é que fique entre sete a oito horas por noite.

Dormir bem fortalece a memória, ajuda a ter energia para as atividades diárias, para o trabalho. Reduz riscos de doenças cardiovasculares, sem falar no controle de diversos problemas de saúde como diabetes e pressão alta.

Uma boa noite de sono é revigorante e permite que o corpo realize suas funções essenciais para o período de repouso.

Caso isso não aconteça, ao longo do tempo a pessoa pode apresentar uma série de problemas que vão desde dores musculares e de cabeça a riscos de AVC, diabetes do tipo dois e ataque cardíaco.

– Tenha moderação com o uso das redes sociais

O que a princípio veio para revolucionar os meios de comunicação está gerando dependência e problemas de saúde. As redes sociais devem ser usadas com moderação.

Afinal, conversar com as pessoas reais, de preferência pessoalmente, é sempre mais saudável. O uso regular de redes sociais contribui para a saúde mental, mas se o uso for excessivo é nocivo e interfere nas interações sociais.

As mídias sociais podem gerar pensamentos bons e ruins, podendo prejudicar a saúde mental dos indivíduos. Portanto seu uso deve ser moderado. Algumas dicas de saúde podem contribuir nesse processo de desapego.

Entre elas o uso de redes sociais relevantes; desative as notificações e mantenha o celular fora do alcance das mãos.

– Aproveite o presente

Viver no presente e manter a mente sempre focada na realidade contribui para a saúde do corpo e da mente. Afinal, o mundo moderno oferece inúmeras distrações que podem interferir na nossa qualidade de vida.

Afinal a vida é uma só e deve ser plenamente vivida hoje. Não é saudável e nem indicado que a pessoa gaste sua energia com conjecturas futurísticas ou se prenda a fatos do passado. Além de atrapalhar o presente, isso pode interferir no futuro.

Se o passado não pode ser mudado e o futuro ainda não existe, viva o presente sempre e intensamente! Desta forma você presta mais atenção em suas atividades, reduz os níveis de ansiedade, melhora o foco e o rendimento.

Um dos métodos para se manter no presente é praticar técnicas de mindset, abandonando hábitos ruins.

– Aprenda algo novo sempre que possível

Manter-se em constante movimento e aprendizado é fundamental para quem busca qualidade de vida. Afinal o conhecimento é um dos maiores patrimônios que o ser humano adquire ao longo da vida.

Entre os principais benefícios em se aprender algo novo podemos destacar o estímulo cerebral. Isso reduz o estresse, melhora as conexões sociais e a saúde mental, traz felicidade.

Desde o nascimento o ser humano está sempre aprendendo algo novo, como a se alimentar, a caminhar, a se comunicar, etc. Quando chegamos a vida adulta isso não deve parar e pode ser um diferencial na carreira profissional.

A leitura e as pesquisas ajudam a ampliar o conhecimento. Novos hábitos, um hobby, cursos, uma nova língua ou tocar um instrumento musical podem ser ótimas opções de aprendizado.

– Tenha momentos com pessoas que você ama

Cultivar vínculos afetivos faz bem para a saúde humana. Mas será que sabemos como manter relações saudáveis? Os laços sociais positivos fazem bem para o corpo e para a mente.

Por isso é importante ter momentos especiais com quem se ama. Seja em família ou entre os amigos pessoais ou do trabalho. Manter essa rede de relacionamentos só traz benefícios.

Controla as emoções, gera bem-estar. Para isso é importante dedicar um tempo do dia para estar com quem se ama. É um hábito e uma dica de saúde importante e que devemos colocar em prática.

– Cuide da saúde mental: faça terapia

dicas de saude medica paciente

Fazer terapia ainda nos dias de hoje pode parecer um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Mais que uma forma de cuidar da saúde mental, a psicoterapia contribui para que a pessoa encontre formas construtivas de lidar com as adversidades da vida.

Ajuda a passar por momentos difíceis como uma separação ou a perda de um ente querido. Além disso, amplia a inteligência emocional e o autoconhecimento.

A ajuda profissional é uma das ferramentas que a pessoa pode buscar para adquirir maior controle emocional. É uma forma positiva de cuidar da sua saúde.

– Faça yoga

Significando controlar, unir, a yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem há mais de 5000 anos na Índia. Um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente por meio de movimentos muito bem pensados.

Eles permitem que cada indivíduo crie seu próprio ritmo, se reconectando com a respiração e o próprio corpo. Yoga aumenta a consciência corporal e a compreensão das emoções.

Melhora a postura, tonificando e dando maior flexibilidade ao corpo. Tendo a respiração como chave do yoga, as técnicas, quando praticadas periodicamente melhoram o sistema cardiovascular.

Reduzem o estresse; a ansiedade; a dor; a depressão; fortalece as articulações e muito mais.  Uma excelente opção para quem busca o equilíbrio físico e mental.

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e drogas

Quando falamos em cultivar hábitos saudáveis, o primeiro passo é excluir da sua vida alguns comportamentos nocivos à saúde como o tabagismo, uso de drogas ou de bebidas alcoólicas.

São produtos que causam dependência química, prejudicam a saúde e até os laços afetivos. Dar o primeiro passo para eliminá-los da sua vida pode ser muito difícil de se fazer sozinho.

Por isso, ter acompanhamento de profissionais é importante. Uma boa opção é recorrer à telemedicina. Empresas como a Conexa Saúde oferecem serviços especializados para quem precisa de ajuda do tipo.

A prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, aprenda a dizer não para se manter longe de drogas, álcool ou cigarros. Escolha bem as companhias. Pratique esportes e conte sempre com apoio da família e dos amigos.

– Crie hobbies

Essa dica pode ser a chave para quem busca uma vida mais saudável. Investir em passatempos pode trazer inúmeros benefícios positivos para a mente e para o corpo. Ao fazer alguma atividade que lhe traga prazer, o cérebro é estimulado.

Consequentemente isso melhora o humor, a memória, a comunicação, o raciocínio e as funções motoras. Amplia os laços afetivos estimulando novas relações sociais. Não importa a atividade.

Pode ser um novo esporte, dança, leitura, colecionáveis, viagens, uma nova língua. Tudo é válido para se aproveitar o tempo livre e ganhar qualidade de vida. O importante é encontrar uma atividade que lhe traga prazer, estímulos.

Dicas de saúde na pandemia

dicas de saude nutricionista consultorio

Em tempos de pandemia do coronavírus é indispensável manter a saúde em dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta alguns cuidados fundamentais:

  • Manter o distanciamento social;
  • Usar máscara;
  • Fazer a higienização das mãos com frequência e usar álcool gel;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Cuidar da saúde mental;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Consulte o médico regularmente.

Dicas de saúde no trabalho

– Faça pausas no trabalho

Permanecer na mesma tarefa por longos períodos não é saudável. Prejudica a saúde e a mente. Pode afetar desde a musculação, os ossos e até aumentar a pressão arterial.

Por isso é importante fazer pausas no trabalho, por exemplo, a cada 30 minutos. Tomar um café, se alongar e relaxar são algumas dicas de saúde válidas.

– Importância da saúde no trabalho

Investir em saúde no trabalho é garantir melhor qualidade de vida e engajamento para os colaboradores.

Um dos melhores caminhos para isso são os programas de cuidados com a saúde e a medicina preventiva. Tudo para promover bem-estar e um ótimo clima organizacional.

A saúde no trabalho resulta em quedas nas taxas de turnover; aumento da produtividade; melhora nos resultados; redução de custos; retenção de talentos, entre outros benefícios.

Cuidar da saúde dos funcionários exige empenho e parcerias certas. Entre elas com a Conexa Saúde. Considerada a mais completa plataforma de telemedicina oferece serviços sob medida para as necessidades da empresa.

Tudo realizado de forma certeira e eficiente para garantir os melhores resultados para sua equipe.

Benefícios de manter hábitos saudáveis

dicas de saude medica conversando

Se alinhar a dicas positivas de saúde no seu dia a dia é importante para fugir de rotinas agitadas. Elas podem ir muito além de uma boa alimentação ou prática de atividade física regular.

Trocar o carro por bicicleta ou caminhadas, o doce por uma fruta ou hidratar bem o corpo, ampliam a lista das dicas de saúde para fazer a diferença no seu dia a dia.

Então vamos conhecer melhor alguns impactos positivos que a mudança para hábitos mais saudáveis traz para a sua vida.

– Maior disposição

Quem se mantém mais ativo aumenta os níveis de satisfação e de bem-estar. A atividade física regular diminui o estresse e a ansiedade, melhorando também a autoestima. Traz mais disposição para as tarefas do dia a dia.

Isso porque ao se exercitar o corpo libera hormônios como endorfina, que traz sensação de bem-estar e satisfação. Na alimentação, produtos como aveia e banana também ajudam a elevar a disposição.

– Controla o seu peso

Combinar uma alimentação equilibrada e saudável aos exercícios físicos ajuda a controlar o peso, evitando uma série de problemas de saúde.  Manter o peso ideal vai muito além do que simples estética corporal.

O sobrepeso e a obesidade são um dos principais fatores de risco à saúde. O excesso de gorduras de açúcar causa inflamações e prejudica a circulação sanguínea. Além disso, reduz a disposição, afeta o sono, podendo agravar o estado de saúde.

– Previne doenças

Manter hábitos saudáveis previne e minimiza diversas doenças. Dormir bem, ter qualidade no sono, se alimentar bem, se exercitar e muito mais. Reduza o consumo de sal, não fume e desenvolva bons hábitos de vida.

Isso ajuda a evitar doenças psíquicas como depressão, ansiedade e burnout. Uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras reforça a imunidade.

– Melhora o humor

Quanto maior for o desânimo e a tristeza, mas suscetível a doenças fica o nosso organismo. Por isso, recorrer a fontes de energia rápida como chocolates, pode até gerar uma boa sensação, mas não duradoura.

Isso porque os nutrientes do chocolate são absorvidos muito rapidamente pelo corpo. O ideal, para mantermos a saúde em dia e o bom humor é melhorar os hábitos de forma geral.

Optar por alimentos com maior teor energético, como os carboidratos, pode ser uma boa opção. Feijão, arroz integral e milho estão na lista.

– Estimula o cérebro

Como já vimos anteriormente, a alimentação pode interferir na saúde do cérebro. Reduzir o consumo de açúcar e de alimentos gordurosos é importante.

Opte, por exemplo, por peixes, sementes, nozes. Uma dieta balanceada e rica em nutrientes ajuda a regular o intestino.  Praticar atividade física também ajuda a ter boa memória.

Conheça a Conexa Corporate

Solucionar os problemas de saúde da sua equipe, sem precisar sair da empresa é o sonho de consumo de qualquer gestor. Pensando nisso, a Conexa Saúde criou a Conexa Corporate, um serviço voltado ao setor corporativo.

Especializada em cuidados integrados de saúde, a Conexa Corporate coloca mais de 70 mil profissionais, de 30 especialidades à disposição dos trabalhadores. Atendimento médico, psicológico e nutricional, 24 horas em todos os dias, de qualquer lugar do país.

Tudo realizado por meio de acesso à moderna e uma das mais completas plataformas de telemedicina. Exclusividade que ajuda a reduzir as idas ao pronto socorro em até 70%, bem como o número de faltas e de afastamentos.

Com a Conexa Corporate os gestores conseguem acompanhar a saúde do trabalhador, reduzindo a sinistralidade. Para saber mais sobre como a Conexa Corporate pode colaborar com a sua empresa acesse www.conexasaude.com.br.

Conclusão

A preocupação em manter uma vida cada vez mais saudável tem impulsionado uma verdadeira busca por estratégias milagrosas. Longe de pensar em saúde somente como um corpo bem definido, a qualidade de vida inclui uma mudança de hábitos.

Equilibrar mente e organismo ajuda na saúde física e emocional. Traz estabilidade e equilíbrio. Contribui para reduzir estresse, ansiedade, depressão, entre outros problemas.

Trocar costumes ruins por iniciativas positivas é crucial. Então nesse caminho já listamos a boa alimentação, atividade física, manter as relações afetivas, ampliar o conhecimento e muito mais.

São diversas formas de manter o corpo e a mente ativos. Dicas de saúde que ajudam nesse processo de transformação para que o seu dia a dia fique ainda mais prazeroso, diversificado e saudável.

Fonte: conexasaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.