Empatia é o sentimento de se colocar no lugar do outro tentando compreender suas razões, sua forma de pensar e sentir.

Ela é necessária para que seja possível desenvolver uma relação saudável com outras pessoas, compreendendo outras formas de pensar.

Cada pessoa interpreta as coisas de uma forma baseada nos seus valores e na sua visão, por isso lidamos com diversos pontos de vista.

No mundo corporativo, exercitar a empatia é uma forma de aprender, por exemplo, a compreender os problemas pessoais dos colaboradores, que invariavelmente interferem no trabalho.

Ela também permite gerenciar melhor os conflitos e desentendimentos, pois torna-se mais fácil identificar onde o problema surgiu.

Você pode exercitar a empatia de diversas formas, aqui vão algumas opções:

1. Não julgue as atitudes dos outros conforme seu entendimento. Tente sempre entender o lado do outro.
2. Pergunte-se o que a outra pessoa faria.
3. Ouça ativamente.
4. Seja flexível para dialogar no sentido do que o interlocutor está dizendo.

Fonte: Juliana Foresti

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