ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE GESTOR E ADMINISTRADOR NA PRÁTICA DO NEGÓCIO

Não há dúvida de que estes termos são bastante comuns nos cenários executivos. Muitas vezes, são tidos até como sinônimos. Mas, acredite: ser gestor e ser administrador são coisas totalmente distintas e é sobre isso que vamos conversar neste artigo. Quer entender a diferença entre gestor e administrador? Então,continue a leitura!

Entenda a diferença entre Gestor e Administrador

Antes de dar prosseguimento neste tema é muito importante destacar que as diferenças existem mas não colocam nenhuma destas funções acima ou abaixo. Todas as empresas necessitam de gestores e administradores pois cada uma destas funções contribui de forma pontual com o sucesso do negócio das organizações empresariais.

Quando falamos de Gestor, falamos de um profissional responsável pelo detalhamento de mecanismos e estruturas consolidadas dentro das empresas. A figura do Gestor está ligada a tomada de decisões ágeis e flexíveis, uma vez que existem mercados que exigem tais medidas por parte das organizações empresariais.

Além disso, o Gestor é o profissional que tem como missão buscar soluções que garantam o bom andamento das tarefas dentro das empresas. Portanto, cabe também aos gestores lidar com questões estruturais como conexões de internet, ciclo de vida do produto, comunicação entre filiais, dentre outras demandas. É de responsabilidade do Gestor lidar com eficiência com a relação custo-benefício dos processos e tarefas adotados.

O que é ser um Administrador?

Enquanto o Gestor está ligado à questões de ordem estrutural, o Administrador está ligado à questões operacionais. Quando falamos de Administrador, falamos de um profissional que está ligado a outras funções dentro dos processos da organização. É importante destacar que administradores são profissionais graduados em Administração e filiados ao Conselho Regional de Administração ou ao Conselho Federal de Administração.

O Administrador tem suas funções agrupadas em 5 atos administrativos. São eles:

  • Prever;
  • Organizar;
  • Comandar;
  • Coordenar;
  • Controlar.

O Administrador é um profissional que pode atuar nos mais variados departamentos da empresa. Este profissional é responsável pela organização, planejamento e orientação para que haja um uso assertivo e eficaz de todos os recursos da empresa (físicos, tecnológicos, humanos, financeiros, entre outros). É de responsabilidade do Administrador garantir que não hajam gastos desnecessários, bem como não haja falhas na comunicação, por exemplo.

Estas são algumas das diferenças que existem estes profissionais. Vale ressaltar novamente que um não exclui o outro. Para o bom andamento dos processos dentro da empresa, é fundamental que estejam presentes um gestor e um administrador. Estes profissionais são de extrema importância para que a empresa consiga cumprir metas, alcançar objetivos e expandir seus negócios.

Como o Coaching pode contribuir com gestores e administradores

Por serem cargos de extrema importância para as organizações empresariais, gestores e administradores necessitam investir constantemente em obter conhecimento e também no desenvolvimento de habilidades que contribuirão de maneira positiva com o bom andamento das tarefas e atividades destes profissionais.

Neste sentido, as formações em Coaching se tornam verdadeiras aliadas de gestores e administradores para que estes possam atuar de maneira estratégica e pontual em suas áreas de trabalho. E que habilidades são essas?

  • Comunicação eficaz
  • Relacionamentos interpessoais melhores
  • Planejamento estratégico
  • Disciplina
  • Foco
  • Rapport
  • Negociação
  • Liderança
  • Gestão de tempo
  • Visão sistêmica
  • Saber ouvir na essência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *