Estratégias para salvar o casamento e ter uma ótima relação

Muitas pessoas passam por dificuldades no relacionamento e não conseguem dar a volta por cima por simplesmente não falarem sobre os problemas da relação. Diferentemente de outras áreas da vida para as quais costumamos procurar ajuda quando algo está errado, deixamos de fazer o mesmo quando o assunto é a vida a dois. Se você não consegue demonstrar que está preocupado ou se abrir sobre isso, é muito complicado resolver as questões necessárias e salvar o casamento.

Colocar tudo a perder por não tentar salvar o casamento definitivamente não é a atitude correta. Ir direto ao término da relação porque você não sabe lidar com os problemas não vai ajudar você nos próximos relacionamentos. O receio, o temor ou a vergonha de procurar ajuda não podem ser maiores do que a vontade de ser feliz no amor.

Não há nenhum demérito em tentar resolver questões da vida de casal. Pelo contrário. Infelizmente, ninguém nos ensina na escola como se relacionar com um companheiro ou companheira. Além disso, muitas vezes os modelos que recebemos da nossa família acabam por dificultar ainda mais a situação.

As quatro áreas que impactam a qualidade de vida do ser humano

Poderíamos comparar a pessoa que tenta encontrar modos de melhorar o relacionamento com alguém que busca ler sobre finanças para cuidar melhor das economias. Ou, ainda, com aquela que se alimenta bem para cuidar da saúde ou que faz cursos para ascender na carreira. Essas atitudes parecem estranhas para você? Nem um pouco, verdade?

Procurar a felicidade no casamento tentando entender o que não está bem e ajustar a vida a dois é um modo de alcançar um nível elevado de qualidade de vida. Isso porque existem quatro grandes áreas responsáveis pela satisfação do ser humano: relacionamento; finanças; saúde e disposição; carreira e realização.

A qualidade de vida ou a “vida em abundância”, que seria uma existência plena e feliz, está relacionada com a satisfação nas quatro áreas. Para que você tenha 100% qualidade de vida, é necessário encontrar o equilíbrio entre todos esses aspectos. De nada vale ter a carreira dos seus sonhos, ser saudável e ter muito dinheiro, se você não está feliz no casamento.

É possível salvar o casamento?

Mas como encontrar o equilíbrio? Para aumentar a qualidade de vida em cada uma das áreas, é necessário dedicar tempo e energia a ela. Os mentores ou coaches agem justamente na construção de estratégias e ferramentas para incrementar essas áreas e auxiliar as pessoas na busca por um “upgrade”.

O mesmo vale para o seu relacionamento: se você quer um casamento feliz, é preciso se dedicar a ele. Assim como você aprende a cuidar das suas finançasvocê pode aprender a se relacionar melhor com quem você ama. É sempre possível recomeçar e salvar o casamento.

A vida oferece a possibilidade de “reiniciar a máquina” o tempo todo, quantas vezes quiser. Recomeçar um relacionamento também é possível, desde que ambas as partes estejam empenhadas no objetivo. Usando as estratégias certas, vocês podem encontrar um ponto de virada.

Como recomeçar e ser feliz na relação

Através de um conhecimento baseado em pesquisas sobre comportamento humano e estudos de casos reais, eu já pude ajudar vários casais. Alguns, inclusive, estavam prestes a se separar e conseguiram superar as dificuldades.

Relacionar-se é um grande exercício de flexibilidade, gratidão, resiliência e aceitação. Não é nada fácil, mas é possível desenvolver esses fatoresO passo inicial para salvar o casamento é entender que o amor é baseado na apreciação. Você será feliz ao lado de seu parceiro quando amar não somente as suas qualidades – a sua luz –, mas também a sua sombra, as características que o incomodam. Lembrando sempre que todos nós somos feitos de luz e sombra.

Fonte: Wendell Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *