Golpe no WhatsApp convida para sorteio falso do Mercado Livre

Recebeu uma mensagem pelo WhatsApp convidando para participar de um suposto sorteio de produtos devolvidos do Mercado Livre? É melhor não clicar em nenhum link, pois se trata de um novo golpe circulando entre os usuários do mensageiro, de acordo com a ESET.

Nesta fraude online, os cibercriminosos se passam pela gigante do e-commerce para atrair vítimas, conforme o relatório divulgado esta semana pela empresa de segurança na internet. A mensagem, geralmente enviada por conhecidos que foram enganados, inclui link para um site falso.

O site malicioso exibe as mesmas cores e a logomarca do Mercado Livre, além de comentários de supostos ganhadores e um questionário para avaliação da empresa. Após responder às perguntas, o internauta deve adivinhar onde está o prêmio, que pode ser um celular premium ou dinheiro, entre outras recompensas.

Os cibercriminosos costumam usar nomes de grandes empresas para enganar as vítimas.Os cibercriminosos costumam usar nomes de grandes empresas para enganar as vítimas.Fonte:  Shutterstock 

Em todas as ocasiões, o visitante sempre ganha o prêmio, mas precisa compartilhar o link da falsa promoção no WhatsApp para resgatá-lo. Ainda durante o acesso, os cibercriminosos informam à vítima que o seu dispositivo está desatualizado e em perigo, sugerindo o download de um app com urgência.

Roubo de dados

Ao seguir as instruções, o usuário baixa e instala um malware, na verdade. Fazendo isso, poderá ter seus dados coletados pelo app malicioso e, obviamente, não ganhará nenhum prêmio.

Segundo os especialistas da ESET, o link para baixar a atualização falsa está fora do ar, no momento, mas o risco permanece. Dados da empresa mostram que o comércio eletrônico foi o terceiro tema mais utilizado nos ataques de phishing no último trimestre de 2021 e apresenta tendência de crescimento este ano.

Golpes de phishing relacionados ao e-commerce têm crescido nos últimos meses.Golpes de phishing relacionados ao e-commerce têm crescido nos últimos meses.Fonte:  Shutterstock 

Para se proteger do golpe do sorteio de produtos devolvidos do Mercado Livre no WhatsApp e outras ações semelhantes, desconfie sempre de ofertas de presentes, dinheiro e benefícios em grande quantidade sem nenhuma condição associada. Se tiver dúvida, procure a empresa, em seus canais oficiais, para confirmar a existência da promoção.

Além disso, evite clicar em links suspeitos, mesmo compartilhados por contatos conhecidos no mensageiro, e ignore mensagens sobre supostas infecção por malwares e desatualização do dispositivo que aparecem no navegador.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.