Hacker rouba dados de funcionários de operadora e pede US$ 250 mil

De acordo com informações reunidas pela Motherboard, um hacker roubou informações pessoais de diversos funcionários da operadora norte americana Verizon e está pedindo resgate de US$ 250 mil. Foram recolhidos detalhes como nomes completos, número de identificação, endereços de e-mail e números de telefone dos colaboradores.

O objetivo do criminoso é trocar o dinheiro pela não liberação das informações e, segundo a publicação, os dados realmente são de funcionários da Verizon. “Esses funcionários são idiotas”, disse o criminoso em um e-mail.

Segundo o hacker, ele usou a técnica de engenharia social para driblar um funcionário da empresa, fingindo ser parte do suporte técnico. Assim, o criminoso conseguiu acessar remotamente o computador do funcionário e enviou um script que copiava todos os dados que estavam na máquina.

Um porta-voz da Verizon confirmou que o hacker entrou em contato com a empresa para requisitar o dinheiro.Um porta-voz da Verizon confirmou que o hacker entrou em contato com a empresa para requisitar o dinheiro.Fonte:  Unsplash 

Sequestro de dados

“Um fraudador recentemente nos contatou ameaçando divulgar informações prontamente disponíveis do diretório de funcionários em troca de pagamento da Verizon. Não acreditamos que o fraudador tenha informações confidenciais e não planejamos nos envolver mais com o indivíduo”, disse um porta-voz da Verizon.

Apesar das informações não incluírem informações como números de seguro social ou de cartões de crédito, os dados ainda podem ser perigosos. Por exemplo, indivíduos maliciosos podem usar os números de telefone dos funcionários para enganar outras empresas com engenharia social e roubar outros dados importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.