História do Espaço Social Cidadania Pra Todos – Bayeux

História

O Espaço Social Cidadania Pra Todos, anteriormente chamado Fundação Criança em Cristo, Casa Nossa Senhora do Carmo iniciou oficialmente suas atividades em 2003 como fruto do sentimento de solidariedade e amor ao próximo de Josman de Lima Barbosa.

O desejo de contribuir de maneira significativa na sociedade e em especial na vida de crianças e adolescentes desamparadas e sem uma boa renda familiar da comunidade, deu suporte para a constituição de sua iniciativa privada sem fins lucrativos.

Público atendido

Com um pequeno número de crianças e adolescentes a ideia de intervenção social por meio de um Coral foi a alternativa mais viável na pretensão de preencher o tempo vago do contra turno escolar, pois durante esse período do dia, de acordo com a realidade local.

O desenvolvimento dessas crianças e adolescentes era posto em risco uma vez que poderiam ficar expostas à inúmeras situações que comprometessem sua segurança e seu desenvolvimento saudável.

Posteriormente, evidenciou-se que o público atendido continha inúmeras vulnerabilidades e que consequentemente, o trabalho que antes era executado por uma única pessoa até então teria que se ampliar.

Escolha do novo nome

A fim de contribuir para o desenvolvimento integral dos usuários atendidos, foi necessária uma ampliação no gerenciamento destas atividades, uma vez que para fazer intervenções e articulações junto à rede de proteção social do município era fundamental a presença de um corpo técnico multidisciplinar competente que atendesse a estes requisitos.

Foi assim que no ano de 2018, após eleição da nova diretoria, constituição do conselho fiscal, e eleição do atual presidente Lenildo Pereira, a Fundação Criança em Cristo, Casa Nossa Senhora do Carmo passou a se chamar Espaço Social Cidadania Pra Todos – ESCT

Nossa atuação

Hoje, a ESCT possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, proporcionando recursos por meio da política socioassistencial de proteção básica para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Nesse contexto, o ESCT passou a oferecer a esses usuários atividades socioeducativas nas áreas do esporte, da cultura e do lazer, que estimulassem a reafirmação de seus direitos através do desenvolvimento das capacidades e potencialidades individuais e coletivas, respeitando os seus históricos de vivências e ajudando a ampliar seu universo informacional.

Convivência comunitária

A ESCT leva em consideração a importância de auxiliar a estes indivíduos ao reconhecimento da identidade pessoal e social para fortalecer seu sentimento de pertença, estimulando assim a empatia na convivência comunitária.

Espaço Social Cidadania Pra Todos

Atualmente o ESCT, atende um público de 565 pessoas na cidade de Bayeux, e abrange este público através da oferta de serviços no formato de oficinas com as práticas de jiu-jitsu, futsal, teatro, coral, dança e ginástica para idosos.

Localizada no bairro Brasília, na Travessa José Dias de Vasconcelos Nº 13, o Espaço Social Cidadania pra Todos funciona de 2ª à 6ª feira pela Manhã: das 8h às 12h, a Tarde: das 13h às 17h e a Noite das 18h às 21h;

Mais informações: https://www.esct.net.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.