Inscrições para 3,3 mil vagas para concurso do IBGE terminam nesta sexta-feira

Terminam nesta sexta-feira (19) as inscrições para as 3.365 vagas para recenseador, na Paraíba. O processo seletivo do IBGE oferta oportunidades para contratação temporária, em todos os municípios do estado. Os aprovados serão responsáveis por coletar dados por meio de entrevistas com a população, tanto presencialmente, nos domicílios, como por telefone, durante o Censo Demográfico 2021, que acontecerá no período de agosto a outubro deste ano.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Cebraspe, banca organizadora. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho, bem como a cidade em que realizará a prova. A taxa, de R$ 25,77, pode ser paga em toda a rede bancária, pela internet e em casas lotéricas.

Os municípios com o maior número de oportunidades são:

  • João Pessoa (675);
  • Campina Grande (339);
  • Santa Rita (108);
  • Patos (89);
  • Bayeux (77);
  • Sousa (56);
  • Cabedelo (56);
  • Cajazeiras (52);
  • Guarabira (50);
  • Sapé (42);
  • Queimadas (37);
  • Mamanguape (35);
  • Monteiro (30).

O ideal é que o candidato more próximo de onde pretende trabalhar.

Por ser calculada por produção – com base no número de unidades visitadas, na taxa estabelecida para os setores censitários e no total de questionários respondidos e de pessoas
recenseadas – a remuneração do cargo não tem um valor fixo. No entanto, os interessados podem obter uma estimativa de remuneração, por meio de um simulador online disponibilizado pelo IBGE. Para isso, é preciso informar o município de atuação e a quantidade de horas que serão trabalhadas.

Embora a função não tenha horário fixo, a recomendação é que sejam dedicadas pelo menos 25 horas semanais ao trabalho, inclusive aos feriados e finais de semana. Em média, há 300 domicílios por setor censitário. O recenseador também terá direito a 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada no dia 25 de abril. A avaliação contará com 10 questões de língua portuguesa; 10 de matemática; 5 sobre ética no serviço público; e 25 questões de conhecimentos técnicos.

Após isso, os aprovados passarão por uma etapa de treinamento, também de caráter eliminatório e classificatório, que terá duração de 5 dias, com carga horária de 8 horas diárias.
Serão convocados para essa fase os classificados dentro do número de vagas para cada área.

Ao final da etapa presencial do treinamento, o candidato realizará um teste. Aquele que não alcançar o mínimo de 50% de acertos e 80% de frequência será eliminado do processo seletivo. Uma ajuda de custo, para alimentação e transporte, será concedida aos convocados cuja frequência no treinamento presencial for de pelo menos 80%.

O resultado final do certame deve ser divulgado no dia 27 de maio e a previsão é que os classificados sejam convocados para treinamento e contratação em julho. A expectativa é que o contrato dure até três meses, podendo ser prorrogado, tendo em vista a necessidade de concluir as atividades do Censo Demográfico 2021 e a disponibilidade de recursos orçamentários.

Visando à preservação da vida de todos os envolvidos no Censo Demográfico 2021, trabalhadores e informantes, o IBGE tem estudado e planejado medidas de segurança, tendo em vista a Covid-19. Esses protocolos de saúde serão adotados ao longo de todas as fases da operação.

No caso dos certames, a organizadora dos processos seletivos está trabalhando junto ao instituto para estruturação de protocolo sanitário, tanto para os candidatos, como para aqueles que atuarão na aplicação das provas.

O protocolo considerará, necessariamente: o uso obrigatório de máscaras por todos; a utilização de outros equipamentos de proteção individual pelos aplicadores das provas; o distanciamento seguro entre todos os envolvidos; a disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova; a higienização dos locais de prova e equipamento; o respeito às legislações locais; a redução máxima de contato entre as pessoas; e estratégias para evitar aglomerações.

Click PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *