Manual do Homem Moderno – 12 produtos básicos de cuidado masculino que você deveria ter

A essa altura da vida, esperamos que você saiba que se cuidar não é só comer salada ou ir ao médico uma vez por ano. Ter uma rotina de autocuidados é importante, e já falamos disso por aqui. Hoje vamos focar em parte fundamental dessa rotina: o cuidado masculino com a pele, pelos e cabelos – e os produtos básicos que todo homem deve ter para fazer isso.

Estamos falando de cremes, hidratantes, pomadas, óleos e até aparelhos que devem estar no seu banheiro e fazer parte do seu cotidiano. O objetivo não é entrar na neura da pele perfeita, do cabelo sempre penteado e da barba super desenhada, nem inflar sua vaidade. A meta é apenas se sentir bem e passar uma mensagem positiva para o mundo: eu me cuido e sou responsável por mim.

Então anote os produtos básicos de cuidado masculino que você tem e os que precisa comprar. Não precisa ter todos de uma vez, vá comprando e trocando aos poucos. E se acostume a gastar alguns minutos a mais pela manhã ou pela noite na frente do espelho. No fim das contas você vai ver como criar um ritual de cuidados pode ajudar a controlar sua rotina e ter dias mais produtivos. Com um bônus: você vai envelhecer com pele e cabelos saudáveis.

1. Shampoo e condicionador para seu tipo de cabelo

 

Não adianta mandar bem no corte de cabelo e depois deixar ele sujo e largado. Então mantenha o seu limpo, cheiroso e com aspecto agradável. Para isso, você vai precisar de um shampoo e um condicionador – chega de lavar com sabonete, por favor.

O que é: basicamente, o shampoo limpa e o condicionador deixa os fios mais macios e sedosos. Os dois se completam e o segredo é comprar os tipos certos para o seu cabelo: oleoso, cacheado, seco, etc.

Como usar: lavar a cabeça todo dia pode prejudicar o couro cabeludo e os fios, principalmente se você não seca direito. Por isso alguns especialistas recomendam a lavagem dia sim, dia não. Mas se você sua bastante ou ele está sempre oleoso, não tem o que fazer. Esfregue bem com o shampoo, massageando a cabeça, depois enxague; passe o condicionador com moderação, mais nas pontas do que na base dos fios, enxague também; por último, sempre muito bem.

Indicação de produto: shampoo energizante

Indicado para todos os cabelos, o shampoo energizante da The Men’s ajuda no combate à queda. Contém ativos que ajudam a revitalizar e fortalecer os fios fracos e quebradiços, além de limpar profundamente o couro cabeludo.

Onde comprar: shampoo energizante The Men’s
The Men’s
Indicação de produto: condicionador masculino

O condicionador para cabelos Boticário MEN tem na sua fórmula Manteiga Karité e Arginina, componentes que proporcionam hidratação profunda e maciez. Dá para usar na barba também sem problemas.

Onde comprar: condicionador MEN Boticário

2. Shampoo e condicionador para barba

Seu cabelo e sua são diferentes em tudo: grossura, comprimento, tipo de pelo e muitas vezes até na cor. Por isso deve limpá-los também com produtos diferentes.

O que é: como a pele do rosto é mais sensível, os shampoos e condicionadores para barba são mais suaves. É mais comum encontrar produtos “gerais”, para todas as barbas. O que vai mudar são alguns componentes – uns têm tônicos para incentivar o crescimento, por exemplo.

Como usar: no banho, pegue uma pequena quantidade de shampoo e massageie a barba com suavidade. Se quiser, pode alternar com o condicionador alguns dias (em uma escala 4×3 ou 5×2, sempre com mais dias de shampoo).

Indicação de produto: kit shampoo e condicionador de barba Terra Viking
Shampoo e condicionador de barba Viking, produtos básicos de cuidado masculino

A melhor pedida para comprar produtos para barba pela primeira vez é apostar em kits. Essa kit da linha Terra da Viking vem com um shampoo e um condicionador feitos para barbas revoltas e ressecadas, precisando de hidratação.

Onde comprar: kit shampoo e condicionador de barba Terra Viking

3. Sabonete corporal
Sabão corporal, um dos produtos básicos de cuidado masculino
Não deixe seu corpo de lado na hora de comprar seus produtos básicos de cuidado masculino. Cotovelos e joelhos ressecados ou pele seca e estranha podem indicar o uso do sabonete errado – ou a falta dele.

O que é: um sabonete próprio para o corpo masculino. Pode ser em barra ou líquido e também destinado ao seu tipo de pele: seca, oleosa, etc.

Como usar: se ensaboe com carinho na hora do banho, não esquecendo nenhuma parte do corpo. O importante é fechar a água na hora de se ensaboar. E lavar o pinto, claro.

Indicação de produto: sabonete com hidratante
O sabonete em barra Nivea Creme Care é um dos que menos deixam o corpo ressecado após o banho. Não dispensa o uso do hidratante, claro, mas já adianta algo.

Onde comprar: sabonete Creme Care Nivea

4. Sabonete para o rosto
Sabonete facial é um dos produtos básicos de cuidado masculino
A pele do seu rosto é muito diferente da do seu corpo. Limpá-la é o primeiro passo da rotina de skincare, ou cuidado com a pele, pois retira as células mortas, as impurezas e o excesso de gordura. E, óbvio, isso é feito com um sabonete específico.

O que é: são vários modelos em barra ou loção destinados a diferentes tipos de pele: seca, oleosa, com acne, etc. Na dúvida, experimente usar um para a pele normal e veja o que acontece. Se seu rosto estiver brilhando muito, significa que ele é oleoso.

Como usar: o ideal é lavar a pele duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à noite. Pode ser no banho ou na pia, você escolhe. O que vale é usar um pouco do produto e massagear a face suavemente. Depois, remova por completo com água fria.

Indicação de produto: gel de limpeza facial Effaclar Concentrado La Roche-Posay
Gel de limpeza Effaclar Concentrado La Roche-Posay
A pele do rosto do homem é sempre bastante oleosa, então a dica é de um dos produtos que melhor controla a oleosidade. O gel (não é em barra, obviamente) limpa e não deixa a pele ressecar.

Onde comprar: gel de limpeza facial Effaclar Concentrado La Rocje-Posay

5. Aparador de barba
Se você cultiva uma barba, precisa apará-la frequentemente para manter o corte. E ninguém merece fazer isso com a tesoura – a chance é grande de dar merda. Então vai precisar de um aparador.

O que é: uma máquina tipo a de cortar o cabelo, que permite a você aparar de acordo com o tamanho que quiser. Os modelos mais completos podem vir com pentes para barba, cabelo e pelos do corpo.

Como usar: sempre que você quiser aparar, separe um local próprio para isso, um espelho com luz e mande ver. Tente apenas manter a linha da última vez que você foi ao barbeiro, ajuda a evitar erros. Recolha tudo depois.

Indicação de produto: barbeador e aparador de barba Panasonic

Aparador de barba Panasonic ER389X-K8
Você vai precisar de uma máquina confiável e durável para usar pelo menos uma vez por semana. Uma boa opção de entrada pra começar a testar as disponíveis no mercado é essa Panasonic. Com o pente regulável, ele ajuda a manter o tamanho da barba enquanto você não volta ao barbeiro.

Onde comprar: barbeador e aparador de barba Panasonic

6. Óleo para barba ou balm
Óleo de barba, um dos produtos básicos de cuidado masculino
Quando os pelos da barba crescem, aumenta também a chance de eles ficarem ressecados e fracos. Por isso é preciso, além da limpeza, de hidratação e reparação. Anote mais um item para sua lista de produtos básicos de cuidado masculino.

O que é: os óleos para barba servem para hidratar e fortalecer os fios, além de deixar um cheiro bom no ar. São indicados para barbas maiores. Os balms, por sua vez, agem na barba deixando ela mais forte e nutrida, mas também macia e sedosa. São indicados para barbas em crescimento.

Como usar: depois de limpo e aparado, coloque algumas gotas de óleo nas mãos e espalhe pelos fios, deixando que eles absorvam ao longo do dia. A mesma coisa com o balm, espalhando da raiz até as pontas. Se quiser ter ambos, pode usar em dias alternados.

Indicação de produto: balm Danger Barba Forte

O bálsamo hidratante da Barba Forte é feito com uma mistura de óleos essenciais, Pantenol e óleo de Rícino. A proposta é hidratar, regenerar e fortalecer os pelos da face, além de ajudar a controlar o frizz.

Onde comprar: balm Danger Barba Forte

7. Hidratante para o rosto
Creme hidratante, um dos produtos básicos de cuidado masculino
Assim como os sabonetes, os hidratantes também têm versões específicas para rostos. Além de creme, é possível encontrá-los em gel ou loções mais finas, que deixam uma sensação não tão grudenta.

O que é: além de hidratar, os cremes hidratantes faciais regulam a oleosidade da pele. Isso evita que você, pouco depois do banho, já esteja com o rosto brilhando de sebo.

Como usar: depois de lavar o rosto pela manhã, aplique o hidratante normalmente, espalhando uma camada fina e aproveitando para massagear de novo. De noite, vale a pena optar por um produto com efeito reparador, como veremos abaixo.

Indicação de produto: hidratante antissinais Natura Homem
Vamos dar uma colher de chá resumindo alguns produtos básicos de cuidado masculino dessa lista em um só. O creme hidratante antissinais da Natura Homem hidrata a pele, protege do sol (tem filtro solar FPS 30) e ainda atenua rugas e linhas de expressão.

Onde comprar: hidratante antissinais Natura Homem

8. Máscara facial
Máscara facial masculina, um dos produtos básicos para o cuidado masculino
Sabe aquelas cenas de filme, num spa, quando as pessoas estão com máscaras coloridas e pepinos nos olhos? Não é coisa de filme. Super úteis, as máscaras faciais podem e devem ser incorporadas à lista de produtos básicos para o cuidado masculino.

O que é: cremes espessos ou máscaras bem finas mesmo, servem para limpar a pele do rosto de cravos, espinhas e excesso de oleosidade no rosto. Limpam profundamente e eliminam impurezas, já que são compostas por substâncias porosas como argila e carvão, que absorvem tudo de ruim que estiver na sua cara.

Como usar: limpe bem a pele e passe uma camada homogênea da máscara, quase grossa. Evite olhos, boca e pelos. Espere o tempo recomendado na embalagem até que a máscara seque e comece a retirar bem devagar e pelas beiradas. Vai parecer que esta colada – e está mesmo. É isso que remove os cravos. Pode usar uma vez na semana.

Indicação de produto: máscara facial Onde os Cravos Não Tem Vez Reserva
A marca de roupas Reserva lançou suas máscaras faciais próprias. Uma delas é a Onde os Cravos Não Têm Vez, que limpa a pele com carvão ativado, ácido hialurônico e sílica de bambu. Tira cravos, limpa os poros e ainda mantém a luminosidade.

Onde comprar: máscara facial Onde os Cravos Não Tem Vez Reserva

9. Creme anti-idade
Anti-aging, um dos produtos básicos de cuidado masculino
Você pode não ligar para rugas e linhas de expressão hoje, mas um dia vai se preocupar com isso. E mesmo que não se importe com as marcas do tempo, ver sua pele envelhecendo antes da hora não é legal. Para prevenir e reparar, você vai precisar de um creme anti-aging ou anti-idade.

O que é: são produtos que hidratam, previnem rugas e o envelhecimento e estimulam a renovação celular. As composições são variadas, contendo ácidos ou outros componentes próprios para esses objetivos. Costumam ser cremes, mas também podem vir como óleos ou séruns (um tipo de soro, mais líquido).

Como usar: da mesma forma que o hidratante de rosto matinal, só que pela noite. Aplique uma fina camada, espalhe massageando e vá dormir. Deixe que ele faça o trabalho enquanto você descansa.

Indicação de produto: anti-aging The Men’s
Anti-Aging The Men’s
Boa opção para reduzir e prevenir as rugas é o anti-aging da The Men’s. Ele ainda deixa a pele mais firme, macia e hidratada, dando um aspecto mais jovem e saudável. O bom é que, com textura leve, é rapidamente absorvido.

Onde comprar: anti-aging The Men’s

10. Hidratante para o corpo
Hidratante corporal – um dos produtos básicos de cuidado masculino
Não adianta só lavar bem a pele. Ao longo do dia ela vai ficando oleosa e ou seca, dependendo de que parte do corpo for. Isso significa que você precisa de hidratação.

O que é: há de todos os tipos, para várias partes do corpo (incluindo mãos, pés, lábios, rosto, etc). Um hidratante corporal costuma ser um creme mais espesso, que vai manter a pele saudável, com boa aparência e cheirosa.

Como usar: há quem prefira usar de manhã, para uma sensação mais refrescante, há quem opte pela aplicação noturna, para evitar que as roupas “grudem” na pele durante o dia. Seja como for, passe sempre uma camada fina depois do banho, todos os dias. A ideia é que a pele ainda esteja um pouco úmida, pois assim ela absorve melhor o creme.

Indicação de produto: hidratante corporal desodorante MEN Boticário

O trunfo desse hidratante da linha masculina O Boticário é que a textura do creme é leve e agradável, pensada exclusivamente para não acumular nos pelos durante a sua aplicação. Além disso, absorve rapidamente e possui ação desodorante. Ou seja, dá para passar pela manhã.

Onde comprar: hidratante corporal desodorante MEN Boticário

11. Protetor solar
Protetor solar para homens, um dos produtos básicos de cuidado masculino
Não e só na praia que o sol está queimando sua pele. Na verdade, ele faz isso o tempo todo, você estando fora de casa ou não. E, com o tempo, isso pode deixar sua pele bem podre – e até levar ao câncer de pele. Por isso proteger a pele do sol é fundamental. E aí entra o protetor.

O que é: se você for ao mercado, vai encontrar diversas opções de protetores para diferentes tipos de pele – incluindo corpo e rosto (é preciso comprar os dois). Cada creme desses tem sua espessura e oleosidade próprias, então vale testar o que mais lhe agrada. Há ainda hidratantes corporais e faciais que já têm propriedades protetoras.

Como usar: a ideia é usar diariamente, faça chuva ou faça sol. Aplique uma camada fina após o banho. Se quiser, deixe o protetor para a manhã e o hidratante para a noite.

Indicação de produto: protetor solar facial Cleanance Avène
Protetor facial Cleanance Avéne
Como você vai usar qualquer um no corpo, já sabemos, pelo menos pode escolher um facial próprio. Esse da Avène é indicado para as peles oleosas com problemas de espinhas. Possui ação antioleosidade e absorve bem a gordura e o suor.

Onde comprar: protetor solar facial Cleanance Avène

12. Desodorante
Desodorante masculino, um dos produtos básicos para o cuidado masculino
O desodorante é o melhor amigo do homem. É o que impede que você fique com aquele cheiro desagradável ao longo do dia, então é um item indispensável em qualquer lista de produtos básicos de cuidado masculino.

O que é: tanto as versões aerossóis como as roll-on costumam ter duas propriedades, desodorante e antitranspirante. Uma apenas combate o odor, enquanto a outra diminui o suor. A menos que você sue muito mesmo, é bom evitar os antitranspirantes. O ideal é não mexer nisso, deixando o suor fluir naturalmente e usando produtos que matem as bactérias causadoras do mau cheiro.

Como usar: após o banho, antes de sair de casa. Ou sempre que possível, já que você deve carregar um desodorante na mala a todos os lugares. Evite usar antes de atividades físicas, o objetivo nessas horas é suar mesmo e tomar um banho depois.

Indicação de produto: desodorante antitranspirante Clinical Sensitive Soffie
Desodorante Clinical Sensitive Soffie
Aqui vai uma dica ousada: experimente usar um creme desodorante. Boa opção para começar é o antitranspirante da Soffie. Sua fórmula foi desenvolvida para dar proteção às axilas mais sensíveis e que sofrem pelo suor excessivo. Além disso, não agride o meio ambiente com gás solto por aí, como os aerossóis fazem.

Onde comprar: creme desodorante antitranspirante Clinical Sensitive Soffie

Fonte: Manual do Homem Moderno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *