Meu filho não me ama: o que fazer

“Meu filho não me ama” é uma frase que muitas mães e pais costumam dizer após episódios de rebeldia, agressão verbal e tratamento silencioso por parte dos filhos.

No entanto, sintomas como esses nem sempre sugerem uma falta de amor. É possível que, na verdade, eles indiquem uma falha de comunicação entre pessoas que se amam muito, mas que estão com um problema de relacionamento.

Partindo desse pressuposto, neste artigo fazemos uma série de reflexões sobre o que pode significar essa sensação de que não é amado ou amada pelo próprio filho. Confira!

Por que será que você diz “meu filho não me ama”?

Em primeiro lugar, o sentimento de que um filho não ama o pai e a mãe é, antes de qualquer coisa, apenas um sentimento, principalmente se essas palavras nunca foram ditas.

Vale lembrar que até mesmo quando nossos filhos dizem não nos amar, nem sempre essas palavras revelam a verdadeira disposição de seus corações. Por exemplo, crianças pequenas costumam alegar que não amam os pais quando são contrariadas.

Outra situação em que uma mãe ou pai percebe a falta de amor por parte do filho é quando fica evidente que a demonstração de afeto com o outro genitor é maior. No entanto, como falaremos mais adiante, é perfeitamente possível que os filhos demonstrem o seu amor de formas distintas com pessoas diferentes. 

Assim sendo, o que você percebe como uma falta de amor pode ser apenas uma percepção distorcida acerca dos sentimentos do seu filho.

Sentimentos sempre correspondem à realidade?

O sentimento de que “meu filho não me ama” raramente corresponde à realidade. Como já comentamos mais acima, existem vários motivos para que você tenha uma percepção deturpada do amor que recebe.

Veja bem: estamos falando aqui de dois sentimentos distintos. O primeiro deles é o sentimento do amor de um filho por seus pais, que pode se manifestar de formas variadas. Afinal, as pessoas manifestam seu amor de jeitos diferentes.

O segundo sentimento é o que você sente tendo em vista aquilo que recebe. Se há uma incompatibilidade entre as suas expectativas e a maneira como o seu filho manifesta amor, é importante que a comunicação entre vocês seja clara. Dessa forma, será possível alinhar essas expectativas.

Contudo, de fato existe a possibilidade de a sua impressão corresponder à realidade. Assim, seu filho pode não demonstrar te amar e nem desejar fazer isso. Nesse caso, é importante buscar entender os motivos desse indivíduo para verificar o que é possível fazer a fim de recuperar essa relação. A constelação entre pais e filhos pode ajudar!

Afinal de contas, o que é amor?

Antes de nos aprofundarmos nos problemas que fazem você crer que o seu filho não ama a mãe e o pai, é importante discutir brevemente o que é o amor.

Curso Constelação Familiar e Constelação Sistêmica EAD 100% online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.