O que é Chromecast com Google TV? Vale a pena?

O tradicional Chromecast servia, até então, para espelhar o conteúdo de um smartphone, tablet ou computador diretamente em uma televisão ou monitor. O seu funcionamento sempre foi bastante simples e a linha evoluiu bastante com o tempo, passando a dar suporte a novas funcionalidades.

Porém, no final de 2020, a Google lançou uma nova versão desse aparelho para TV virar smart, permitindo acesso aos principais streamings do mercado de forma prática. O Chromecast com Google TV chegou com um controle para interação com o conteúdo, bem como uma interface bem rápida.

Quer saber se vale a pena investir nesse aparelho? Confira as prinficpais informações a seguir.

Chromecast com Google TV

família assistindo com chromeO novo Chromecast com Google TV agora tem controle remoto.Fonte: Google

Depois de muitas semanas de especulações, esse pequeno aparelho finalmente recebeu a atualização que todos desejavam. O Chromecast com Google TV vem acompanhado de um controle remoto que pode ser usado para interagir com o conteúdo exibido na televisão.

Agora o usuário não precisa mais ficar “refém” de outro dispositivo, como smartphone ou o tablet. Caso você decida iniciar um vídeo no Chromecast conectado em sua TV, você pode usar o próprio controle para pausar, avançar, retroceder ou até parar a reprodução.

Mudança no visual

novo chromecastO novo Chromecast tem um design mais modernoFonte: Google

A mudança do novo Chromecast com Google TV pode ser notada logo no visual. Abandonando o formato de disco das gerações anteriores, o aparelho agora possui um design mais moderno e minimalista.

A cor é branca e não possuioutras opções. O mesmo vale para o controle, que possui oito botões com funções específicas e uma superfície sensível ao toque na parte superior. O acessório também traz botões dedicados para YouTube, Netflix e Google Assistente, com direito a um microfone embutido para comandos de voz.

A nova versão mantém a simplicidade na instalação. Basta plugar o cabo HDMI na televisão e o conector de energia do aparelho em uma porta USB (que pode ser da própria TV ou de um carregador de celular).

Hardware melhorado

Nessa nova versão, a Google também aproveitou para melhorar o hardware do dispositivo. Agora o aparelho conta com um processador quad-core Amlogic S905X2 com GPU Mali-G31 MP2, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, além de conectividade Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1.

Com essas melhorias você poderá reproduzir vídeos com resolução 4K, HDR e Dolby Vision. O Chromecast com Google TV é uma excelente opção para assistir séries e filmes bons em sua televisão, sem se preocupar com engasgos ou travamentos.

O cabo HDMI para comunicação com a TV continua disponível, trazendo a última versão da tecnologia. O cabo de energia (USB-C para USB-A) acompanhado de um adaptador para tomada também. A grande novidade é o controle remoto Bluetooth (alimentado por duas pilhas AAA).

Interface Google TV

conta com sistema google tvO destaque do Chromecast é o sistema Google TV que vem integrado.Fonte: Google

A interface do sistema operacional Googe TV vai parecer um pouco familiar para usuários do Android TV. Ela organiza filmes, séries e programas de TV em categorias e exibe quais aplicativos estão disponíveis, tudo em uma única tela. Entre os serviços suportados há YouTube, Amazon Prime Video, Disney Plus, Sling, Hulu, Peacock e HBO, além de apps de streaming de música como Spotify.

Os games da Google Play que podem ser jogados com o controle remoto ou títulos que suportam um gamepad também serão mostrados na interface inicial. Contudo, ao menos por enquanto o serviço de jogos Stadia não é compatível.

Além de organizar os conteúdos em listas, o Google TV também recomenda programas baseados no que você costuma assistir diariamente. Para isso, basta perguntar “O que eu devo assistir” para o Google Assistente para ter uma lista de filmes e séries populares.

Por falar no Google Assistente, o sistema está disponível a apenas um botão e permite controlar outros dispositivos inteligentes que suportam comandos por voz, como condicionadores de ar. Ele também vai permitir que você visualize suas fotos dos aplicativos Fotos diretamente da TV.

Tecmundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.