O que é o marketing visual e como ele funciona

Você sabe o que é o marketing visual? Esse tipo de publicidade é muito útil para quem tem o objetivo de crescer na internet com uma empresa, mas muitos empresários ainda não o dominam por inteiro. Sendo assim, neste artigo, vamos explicar como definir esse conceito e como aplicá-lo na prática para melhorar os resultados da sua marca com marketing digital. Confira!

O que é o marketing visual e como ele funciona

Fonte: Freepik.

Entenda o que é o marketing visual

Antes de qualquer outra coisa, é preciso definir com precisão o que é o marketing visual. E a sua definição é bem simples: O marketing visual é qualquer forma de comunicação com o público para promover a sua marca que se baseie em um elemento visual. Assim, fotos, vídeos, imagens, posts em mídias sociais e diversos outros recursos podem ser definidos como ferramentas de marketing visual.

Desse modo, é possível observar que o marketing visual desempenha o papel de construir a imagem da sua marca no mundo online através de elementos visuais. É quase como se ele fosse, então, simultaneamente, o cartão de visitas e a vitrine da sua empresa.

Diante disso, fica claro que a importância do marketing visual para o crescimento de uma marca na internet é inestimável. Isso porque o conteúdo visual é mais efetivo para chamar a atenção de um usuário e fazer uma impressão marcante na mente dele.

Estudos demonstram, inclusive, que quando pessoas ouvem uma informação, elas provavelmente lembrarão apenas 10% dessa informação três dias depois. Por outro lado, se essa informação vier em conjunto com uma imagem relevante, essa porcentagem aumenta para 65%, fazendo com que as pessoas lembrem muito melhor do que foi demonstrado.

Ou seja, se você tem a intenção de ser memorável para o seu público-alvo, vale a pena apostar em uma estratégia de marketing visual. Mas como fazer isso?

Como funciona o marketing visual

A internet é um terreno fértil para o conteúdo visual. Como as pessoas estão acostumadas a navegar por ela com pressa, mudando rapidamente de uma página para a outra, informações que são transmitidas de forma mais rápida fazem mais sucesso, e o conteúdo visual é um ótimo recurso para isso.

Isso também significa que existem muitas oportunidades para fazer marketing visual na internet. A seguir, então, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Como funciona o marketing visual

Fonte: freepik.

Posts de mídias sociais

Seja em um site como o Instagram ou o Facebook, o conteúdo visual gera mais engajamento, o que aumenta seu sucesso na plataforma. Portanto, é interessante apostar em um trabalho de design bem feito, para criar imagens atraentes.

Infográficos

Infográficos fazem muito sucesso na internet, justamente por combinarem dois elementos muito populares: Os números e o aspecto visual. Eles também ajudam a dar peso a um argumento, aumentando a sua credibilidade.

Vídeos

Vídeos são veículos muito efetivos para transmitir informações longas demais para uma imagem. No entanto, é melhor investir em vídeos rápidos, que possam ser assistidos sem tomar muito tempo do usuário. Esse tipo de conteúdo é ótimo para estimular compartilhamentos.

Banners

Banners são partes integrais do design de qualquer site. Por isso, ao criar o seu, inclua banners chamativos e que sejam coerentes com a identidade visual geral da sua empresa.

Banners no marketing visual

Fonte: Freepik.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.