Olimpíadas de Tóquio: vazamento expõe compradores de ingressos

Um oficial do governo do Japão revelou, nesta quarta-feira (21), que dados pessoais de pessoas que compraram ingressos para assistir às Olimpíadas de Tóquio e aos Jogos Paralímpicos vazaram na internet.

A revelação foi feita pelo site Kyodo News, que explicou que o representante do governo falou em condição de anonimato. De acordo com a fonte, o Comitê Olímpico já abriu uma investigação sobre o caso.

Além do público, voluntários que estão atuando na organização dos eventos esportivos também tiveram suas informações divulgadas.

Jogos Olimpícos

O primeiro vazamento foi de IDs e senhas das pessoas que estavam acessando os sistemas de ingressos e de voluntariado. Com estes dados em mãos, os cibercriminosos conseguiram logar na conta das vítimas e acessar informações pessoais como nome completo, endereço, número do celular, e-mail e até dados bancários e número do cartão de crédito.

A fonte do Kyodo News revelou, inclusive, que as supostas identidades das pessoas afetadas já estariam circulando em sites que expõem informações pessoais. Apesar da gravidade do assunto, o informante disse que a quantidade de pessoas afetadas “não é grande”.

Outros problemas

Além de toda a polêmica e discussões envolvendo a realização do evento em meio a pandemia de coronavírus, que ainda não terminou, as Olimpíadas de Tóquio ainda estão sofrendo com esses casos de vazamentos cibernéticos.

No mês passado, relatórios foram divulgados na imprensa internacional mostrando que mais de 170 pessoas que participaram de um exercício de treinamento de segurança tiveram suas informações divulgadas na internet.

Os dados vazados incluíam nomes, cargos comerciais e afiliações dos profissionais que pertenciam a cerca de 90 organizações, incluindo comitês organizadores, patrocinadores, ministérios e governos locais como Tóquio e Fukushima.

Fonte: Tecmundo

Créditos: Blog do Elias Hacker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *