Paraíba tem 80% de aumento nas hospitalizações por Covid-19 em uma semana

O estado da Paraíba registrou 18 novos internamentos por Covid-19, entre os dias 29 de maio e 4 de junho. O número representa um crescimento de 80% nas internações em todo o estado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (6).

De acordo com a pasta, ao todo, são 52 pacientes ocupando os leitos, sendo 30 pacientes em enfermarias e 22 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o Estado.

De acordo com o infectologista e diretor do Hospital Clementino Fraga, Fernendo Chagas, essa é uma época propoensa às infecções respiratórias e a Covid-19, desde 2020, faz parte desse grupo de agentes infecciosos que causam esses problemas. A diferença é que, sem a vacinação, o vírus da covid é disparado um dos mais preocupantes.

De acordo com dados da Fiocruz, do total de casos positivos no ano, 83,2% foram Sars-CoV-2 (Covid-19), 8,8% foram VSR (Vírus Sincicial Respiratório), 5,2% fora influenza A e 0,1%, influenza B.

O infectologista explicou que, de forma superficial, pode-se dizer que se alguém teve sintomas “gripais” em 2022 é muito mais provável que tenha sido por covid. Ele deu algumas dicas de como cada um de nós pode ser um agente redutor de danos.

– Evitar contato com pessoas sintomáticas;

– Ficar atento a sintomas “de gripe ou resfriado” e fazer o teste para covid;

– Na presença de sintomas gripais, ficar em isolamento sempre que possível e usar máscara quando precisar sair;

– Ficar atento ao calendário de vacinação.

Fonte: Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.