Por que algumas pessoas alcançam o sucesso e outras não?

Será que existe uma “fórmula secreta” para ser bem-sucedido? Essas e outras questões intrigam profissionais de todas as áreas. Afinal, é possível encontrar diversos exemplos em nosso cotidiano que podem alimentar essa pergunta.

Imaginemos, por exemplo, dois amigos estudantes da graduação em direito. Os dois gostam do curso e ambos se esforçaram muito para aprender a profissão, conseguir boas notas e se destacar. Anos depois, os amigos se reencontram. Enquanto um deles se tornou um advogado bem-sucedido e fundou seu próprio escritório de advocacia, o outro não está tão satisfeito e trabalha na mesma empresa desde que se formou.

Outro exemplo é pensar em duas colegas de trabalho que começaram a trabalhar em uma grande multinacional na mesma semana. As duas falam inglês fluente, possuem formação em faculdades de prestígio e são muito competentes no que fazem. Meses depois, uma delas já ocupa um posto importante na empresa, enquanto a outra continua estagnada no mesmo cargo.

Qual será o segredo das pessoas que conseguiram o crescimento? Será que o sucesso é questão de sorte ou de estratégia?

Diferenças entre o bem-sucedido e o fracassado

O sucesso e o fracasso são termos muito relativos e todos nós possuímos um pouco de ambos em nossas vidas. Dificilmente alguém será um completo fracassado em tudo que tentar, assim como nem sempre seremos bem-sucedidos em todas as nossas empreitadas.

Entretanto, existem algumas diferenças muito marcantes entre as pessoas que atingem o sucesso profissional e as que acabam estagnadas no mesmo lugar, desistem e consideram a própria tentativa um fracasso.

Objetivos:

Os profissionais bem-sucedidos sempre traçam metas a serem cumpridas, pois sabem aonde querem chegar. Já os fracassados não se planejam e nem se organizam, pois ainda não descobriram o que querem.

Estudos:

Pessoas que acreditam já saber tudo o que precisam por ter um diploma pendurado na parede dificilmente irão crescer em suas carreiras e logo acabam ficando para trás. Enquanto isso, os profissionais que estão dispostos a sempre aprender, se atualizar e evoluir, garantem seu lugar bem aonde desejam estar.

Erros:

Não aceitar os próprios erros e tentar culpar as outras pessoas por suas falhas são características dos fracassados. Os bem-sucedidos, como todo ser humano, também cometem equívocos, mas, diferentemente dos perdedores, assumem seus erros com responsabilidade, enfrentam as consequências e – o mais importante – tiram lições deles.

Ideias e informações:

Enquanto os fracassados estão ocupados perdendo tempo com qualquer coisa, os indivíduos bem-sucedidos dedicam suas horas e energia em compartilhar ideias e informações que beneficiem as organizações como um todo e não apenas a eles mesmos. Dessa forma, esses profissionais contribuem para a evolução de toda a organização e demonstram aos seus superiores e colegas que são capazes de trazer melhorias.

O papel do coaching

Você já deve ter ouvido falar sobre o coaching, que com seus métodos e ferramentas apoiam e estimulam uma pessoa em seu desenvolvimento, seja pessoal ou profissional. Suas ferramentas podem ser consideradas um caminho mais estruturado para chegar aos objetivos do indivíduo. Diferentemente da visão que muitas pessoas possam ter, o coaching não se trata de uma terapia ou autoajuda, e sim é voltado para o autoconhecimento.

Se existissem “segredos” guardados pelos profissionais bem-sucedidos da atualidade, o coaching estaria entre eles. Isso porque, com tantos desafios e dificuldades pelo caminho, buscar auxílio e seguir orientações profissionais para otimizar seu tempo e impulsionar suas habilidades é uma grande vantagem, fazendo a diferença da vida de pessoas de sucesso.

É importante ficar claro que cada pessoa tem seu próprio potencial, suas habilidades, visão de mundo e características que a tornam única. Portanto, não há nenhuma barreira que possa te impedir de alcançar seu sucesso, exceto se você não acreditar nisso. Muitas pessoas se baseiam em sorte, outras no destino. Mas o que realmente é eficaz para te auxiliar a alcançar o sucesso é se conhecer e maximizar todo o seu potencial para chegar exatamente onde deseja.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.