Por que sinto desconforto físico ao levantar da cama?

O sono tem como objetivo permitir que o corpo descanse e se recupere. No entanto, há pessoas que acordam se sentindo cansadas da mesma forma ou até mesmo com dor e inflamação. Se você já se perguntou “por que sinto desconforto físico ao levantar da cama?”, primeiramente queremos te dizer que isso não é normal. Afinal, depois de descansar, espera-se que possamos nos sentir com mais energia.

Porém, não há uma resposta simples para esta pergunta, uma vez que existem vários fatores que podem causar o problema. Por isso, é aconselhável analisar as condições de vida e saúde de cada pessoa para entender a sua situação e, assim, poder dar orientações personalizadas.

O que causa desconforto físico ao levantar da cama?

Geralmente nos retiramos para descansar quando nossos níveis de energia estão baixos e o corpo precisa se recuperar. Normalmente, após uma noite de sono, acordamos com a sensação de que o corpo se recuperou. Porém, existem diversas situações que podem prejudicar a qualidade do descanso e impedir um sono reparador.

Há pessoas que sentem desconforto ao acordar de manhã e que têm dificuldade para levantar da cama. Os sintomas que geralmente aparecem nesses casos são os seguintes:

  • Dores nos músculos e articulações.
  • Rigidez corporal.
  • Fadiga.

Ainda nessa linha, há mais de uma razão que pode explicar por que você sente desconforto físico ao levantar da cama. Assim, se quisermos amenizar o problema, podemos começar identificando as causas em cada caso e oferecendo alternativas de intervenção.

A seguir, veremos os fatores mais comuns que podem estar gerando esse desconforto.

Mulher cansada acordando

Colchão e travesseiros em mau estado

Pode parecer algo óbvio, mas, em primeiro lugar, devemos verificar a qualidade do nosso local de descanso. Nesse sentido, há quem diga que consegue descansar melhor em camas duras, enquanto outros preferem camas macias. Mas o que a ciência diz a respeito? Pois bem, as evidências indicam que o conforto é algo que se mede de forma subjetiva.

Bader e Engdal (2000) publicaram um estudo sobre a influência da rigidez da cama no sono. Para isso, foi selecionado um grupo de nove homens que dormiam em camas com diferentes níveis de rigidez durante vários dias. Os resultados mostraram que quatro deles dormiram melhor nas camas macias, enquanto dois deles dormiram melhor nas camas mais duras.

Portanto, se você sente desconforto físico ao levantar da cama, verifique o nível de conforto que a sua cama te oferece. Talvez um colchão gasto possa ser o elemento que pode estar atrapalhando o seu descanso.

Má higiene do sono

A higiene do sono é um conjunto de hábitos que afeta diretamente a qualidade do descanso. Por esse motivo, ao não levá-los em consideração, muitas pessoas acabam dormindo mal. Alguns deles são os seguintes:

  • Comer alimentos difíceis de digerir antes de dormir.
  • Consumir cafeína poucas horas antes de dormir.
  • Fazer exercícios físicos poucas horas antes de dormir.
  • Dormir com muita luz.
  • Estar em um lugar muito frio ou muito quente.
  • Usar dispositivos eletrônicos na cama.

Os fatores mencionados podem prejudicar a qualidade do descanso e causar fadiga e desconforto. Se isso está acontecendo com você, rever os seus hábitos de sono e corrigir alguns hábitos negativos é uma boa ideia. Dessa forma, você poderá dormir melhor e se sentir bem ao acordar.

Doenças e lesões

Existem vários quadros clínicos que causam desconforto, afetando assim o sono das pessoas. Distúrbios como artrite, apneia do sono, dores crônicas e desvios da coluna podem ter relação com o problema. Além disso, diferentes condições psicológicas, tais como insônia, estresse agudo, depressão ou ansiedade também podem estar presentes.

Por isso, se você sente desconforto físico ao levantar da cama, é aconselhável fazer um check-up médico. Dessa forma, você poderá detectar qualquer condição de saúde que possa estar interferindo no seu descanso. Uma vez que receber o tratamento necessário, o mais provável é que os seus sintomas desapareceram.

Sedentarismo ou atividade física excessiva

Manter um estilo de vida sedentário pode causar problemas com o sono e, por isso, o exercício regular é recomendado. Banno et al. (2018) publicaram uma revisão sistemática sobre os efeitos da atividade física no sono. As evidências encontradas sugerem que fazer exercício pode melhorar a qualidade do sono de forma significativa.

Porém, por outro lado, também devemos ter cuidado com o excesso de atividade física. Fazer exercício demais ou fazer exercícios muito intensos pode aumentar os níveis de estresse. Além disso, também há um maior risco de sofrer lesões que causem dor e inflamação, as quais também constituem um obstáculo para o descanso.

Mulher correndo ao ar livre representando como alcançar hábitos duradouros

Envelhecimento

Conforme vamos envelhecendo, é normal que o corpo tenha tendência à inflamação, o que causa desconforto ao dormir. Isso se deve ao aumento dos níveis de proteína C-reativa, uma molécula-chave nas respostas inflamatórias. Para saber se é esse o caso, é preciso fazer exames para medir os níveis dessa proteína.

Caso você sinta desconforto físico ao levantar da cama como consequência do envelhecimento, é necessário cuidar da sua saúde. Para concluir, é possível afirmar que esse desconforto é um sinal de problemas de saúde. Portanto, o mais recomendável é verificar como está a sua saúde, bem como rever os seus hábitos de sono e obter ferramentas de descanso adequadas.

Amante e Maravilhosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.