Relacionamento a dois: sete exercícios simples para casais se fortalecerem na convivência, com base em dados científicos

A vida a dois não é algo tão simples de se levar no dia a dia. Os relacionamentos românticos costumam dar trabalho nos melhores momentos, mas a pandemia da Covid-19 criou um conjunto único de desafios — e oportunidades — para muitos casais reverem suas atitudes.

Para alguns, os últimos dois anos significaram união forçada em bairros e casas apertados, mais brigas e mudanças de prioridades, especialmente devido ao maior de tempo de convivência em casa. Mas diferentes estudos científicos mostram que não foi de todo ruim. Cerca de um terço dos casais disseram que seus relacionamentos melhoraram durante a crise provocada pela pandemia, em parte porque aprenderam melhores habilidades de comunicação e gostaram de passar tempo juntos. Se seu próprio relacionamento sofreu ou floresceu durante os últimos anos, toda parceria pode se beneficiar de um ajuste. Reunimos sete exercícios de relacionamento (confira abaixo), baseados em trabalhos científicos, que podem ajudar os casais a fortalecer o vínculo durante esse período difícil, que ainda não passou por completo. Você e seu parceiro podem fazer um exercício por dia durante uma semana — ou apenas escolher algumas destas atividades que parecem divertidos para experimentar e viver novas histórias e sensações.

As informações são do jornal New York Times.

 

1. Identifique cinco demonstrações de amor do outro

Identifique pelo menos cinco coisas que seu parceiro faz rotineiramente para demonstrar amor. Acompanhe as grandes e pequenas coisas que vocês dois fazem ou dizem que fazem você se sentir amado e conectado um ao outro. Inclua coisas tão pequenas como um elogio ou um beijo de despedida, ou gestos mais grandiosos, como comprar flores, cozinhar o jantar ou limpar a casa.

O que a ciência diz: quando os pesquisadores estudaram vídeos de casais discutindo vários tópicos, notaram uma variedade de interações positivas e negativas. Os casais que estavam destinados a ficar juntos mostraram pelo menos cinco vezes mais interações positivas do que negativas. Na vida real, ninguém pode manter um registro consistente de exibições positivas e negativas, mas a lição é clara: aumentar os gestos positivos e gentis em um relacionamento pode ajudar a isolar seu relacionamento dos inevitáveis dias ruins.

2. Deem-se as mãos

Encontre o máximo de oportunidades que puder para dar as mãos ao seu parceiro hoje: sentado à mesa do café da manhã, saindo pela porta ou assistindo TV. Em seguida, passe alguns minutos falando sobre algo em sua vida que está causando estresse e ansiedade. Pense em como é tocar seu parceiro, sentir sua mão ser apertada e apertar outra mão.

O que a ciência diz: os Beatles estavam apenas cantando sobre o amor quando escreveram “I want to hold your hand (Eu quero segurar sua mão)”, mas a ciência provou que eles estavam certos. Pesquisas mostram não apenas que o toque regular é uma maneira poderosa de construir sua conexão com alguém, mas também que segurar as mãos reduz o estresse.

3. Leiam um para o outro

Cada parceiro deve escolher uma história favorita – pode ser um trecho de um livro ou revista, um livro infantil ou um poema. Agora, encontre tempo para ler suas seleções um para o outro. Você ficará surpreso com o quão divertido é ter alguém lendo para você e ler para alguém que você ama. Não ouça apenas as palavras; esteja ciente da voz do seu parceiro. Após a leitura, reserve algum tempo para falar sobre por que cada um de vocês selecionou a peça que leu. Teve um significado especial para você?

O que a ciência diz: pesquisas mostram que as pessoas se aproximam quando revelamos algo sobre nós mesmos e compartilhamos novos pensamentos e ideias. Estudos também mostram que os relacionamentos se beneficiam quando os casais experimentam coisas novas juntos.

4. Aceite os pequenos problemas

Anote um ou dois hábitos irritantes de seu parceiro que criam conflitos ocasionais em seu relacionamento. Muitas vezes, esses pequenos conflitos envolvem tarefas domésticas, como pagar contas, lavar roupa ou arrumar a cama. Compartilhe suas escolhas um com o outro e fale sem julgamentos. Use a conversa para identificar um traço positivo que pode ajudar a explicar o comportamento.

O que a ciência diz: este é um pequeno exercício de “terapia de aceitação”. Os pesquisadores sabem que 70% dos conflitos que temos com nossos parceiros nunca são realmente resolvidos. Quando os parceiros se sentem aceitos e compreendidos, eles são mais propensos a mudar voluntariamente, muitas vezes fazendo mais mudanças do que o solicitado. E mesmo que nenhuma mudança ocorra, é provável que a aceitação e a compaixão aproximem o casal.

5. Compartilhe seu dia perfeito

Imagine seu dia perfeito e compartilhe-o com seu parceiro durante uma refeição. Discuta isso com o máximo de detalhes possível para que você revele informações sobre seus gostos, desgostos, esperanças e sonhos. Se puder, tente planejar alguma versão dos dias perfeitos um do outro que vocês possam vivenciar juntos.

O que a ciência diz: quando os pesquisadores quiseram facilitar a proximidade entre estranhos, criaram uma série de perguntas para ajudar as pessoas a se conhecerem rapidamente. “O que constituiria um dia ‘perfeito’ para você?” está na lista dessas perguntas. A razão pela qual as perguntas aproximam as pessoas é que elas forçam os outros a revelar um pouco sobre si mesmos. Falar sobre o seu dia perfeito é uma forma de autorrevelação e pode ajudá-lo a criar uma conexão mais profunda com seu parceiro.

6. Sinta o batimento cardíaco

Encontre apenas alguns minutos com seu parceiro em um espaço tranquilo. Tenha um cronômetro de um minuto pronto. Agora siga estes passos:

– Fique de pé e de frente um para o outro. Cada um de vocês deve colocar a mão direita no peito do outro, logo acima do coração

– Traga sua mão esquerda para seu próprio peito e cubra a mão de seu parceiro. Um de vocês precisará soltar por um segundo para iniciar o cronômetro

– Passe o próximo minuto olhando nos olhos um do outro enquanto suas mãos descansam no coração e nas mãos um do outro

– Tente não rir ou falar. Esteja atento à respiração um do outro. Esteja presente e quieto juntos. Quando o cronômetro soar, respire. Discuta como foi experimentar essa conexão

O que a ciência diz: os pesquisadores de relacionamentos sabem que o contato visual e o toque criam se. Outras pesquisas mostram que o toque físico é crucial na criação e fortalecimento de relacionamentos e está associado a um relacionamento mais alto e à satisfação do parceiro.

7. Pratiquem a gratidão juntos

Anote três coisas sobre seu parceiro pelas quais você se sente grato. Reserve um momento para ler o que você escreveu um sobre o outro. Você está surpreso com os sentimentos do seu parceiro? Fale sobre esses momentos de gratidão e como eles fazem você se sentir mais conectado um ao outro.

O que a ciência diz: mostrar gratidão diariamente é uma prática comum de atenção plena comprovada para aumentar a felicidade, nos ajudar a dormir melhor e até mesmo reduzir doenças. Os exercícios de gratidão também podem nos fazer sentir mais próximos de nossos parceiros românticos, fortalecer nossas amizades e até nos tornar melhores colegas de trabalho. Casais agradecidos estão mais satisfeitos em seus relacionamentos.

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