UFPB divulga edital para Auxílio Residência Universitária

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram o edital do processo seletivo para o Auxílio Residência Universitária.

O Auxílio Residência Universitária é a permissão de acesso e uso da Residência Universitária da UFPB para a qual o aluno foi contemplado. Os alunos selecionados também terão direito a todas as refeições diárias do Restaurante Universitário (RU). O benefício é destinado aos estudantes regulares de pós-graduação (mestrado e doutorado) presencial de todos os campi da Instituição, exceto para estudantes com cursos sediados em Mangabeira e Santa Rita onde não há RU ou residências.

“A Universidade Federal da Paraíba segue com seu propósito de promover as melhores condições para seus discentes, ampliando a oferta de auxílio-moradia, inclusive inovando ao expandir o benefício para os estudantes da pós-graduação em situação de vulnerabilidade”, afirmou o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia. O Reitor também pontuou que novas ações serão brevemente anunciadas, sempre buscando melhorias.

As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (18) e estendem-se até o dia 22 de julho. Os estudantes interessados devem se candidatar exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O resultado final da seleção será divulgado no site da Prape e da PRPG em 06 de setembro. A assinatura do termo de compromisso ocorrerá entre 8 e 12 de setembro.

Ao todo, serão 51 vagas distribuídas. Para o campus de João Pessoa estão previstas 25 vagas, para o campus de Areia serão 10, o campus de Bananeiras será contemplado com 12 e a unidade de Rio Tinto do campus Litoral Norte oferecerá 04 vagas.

Para a solicitação de acesso à Residência Universitária e ao Restaurante Universitário é necessário que o aluno esteja cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) regularmente na UFPB; possua renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio; não acumule bolsas de estudo pagas pela UFPB, por agências de fomento ou órgãos conveniados, dentre outros requisitos tratados no edital.

Além disso, o benefício só será concedido a estudantes que não possuem núcleo familiar ou imóveis na cidade sede do curso do aluno.

De acordo com o Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel, historicamente as linhas de assistência estudantil da UFPB se concentram no público da graduação, uma vez que além dos alunos da graduação comporem a maior parte dos alunos da Universidade, os recursos oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) são voltados exclusivamente para estudantes de graduação.

Segundo o Pró-reitor, a partir da observação da existência de uma demanda de assistência estudantil também para estudantes da pós-graduação, a Reitoria da UFPB, em conjunto com a Pró-reitoria de Pós-Graduação e a Prape, disponibilizou orçamento da Universidade, que vai permitir viabilizar o acesso ao Restaurante Universitário para alguns estudantes de pós-graduação e também acesso às residências universitárias.

“Como toda e qualquer política e ação de assistência estudantil, a disponibilização dessas 51 vagas de acesso tanto às residências universitárias quanto aos restaurantes universitários da UFPB para estudantes de pós-graduação tem uma importância fundamental na vida dos estudantes a serem auxiliados, haja vista que as necessidades dos estudantes não ficam restritas apenas aos estudantes de graduação”, afirmou Prof. Rangel.

Durante o processo seletivo, a equipe de Serviço Social da UFPB estará à disposição para esclarecimentos de possíveis dúvidas acerca do edital. O estudante poderá solicitar esclarecimentos pelos seguintes e-mails, de acordo com o campus onde estuda:

Para os estudantes do Campus I (João Pessoa/Santa Rita): [email protected]

Para os estudantes do Campus II (Areia): [email protected] ou [email protected]

Para os estudantes do Campus III (Bananeiras): [email protected]

Para os estudantes do Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape): [email protected]

Para mais informações, o edital está disponível no site da Prape.

Fonte: Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.